top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

"Antes era um atentado contra a democracia, agora é um atentado à economia", afirma Alckmin

12/07/25

By:

Redação

Declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor taxas de 50% sobre produtos brasileiros

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta quinta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e políticos aliados "continuam trabalhando contra o interesse brasileiro" mesmo fora do governo federal. A declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.


"Do ponto de vista institucional, (houve) campanha (bolsonarista) contra as instituições e a tentativa de golpe. Agora a gente vê que esse clã (Bolsonaro), mesmo fora do governo, continua trabalhando contra o interesse brasileiro e o povo brasileiro. Antes era um atentado contra a democracia, agora é um atentado à economia, prejudicando as empresas e os empregos" disse o vice-presidente durante coletiva de imprensa.


Alckmin também criticou a atuação de Bolsonaro nas áreas da Saúde e do Meio Ambiente: "Nós já constatávamos que o clã Bolsonaro trabalhou contra o interesse do país e do povo brasileiro. Fomos verificar. Na saúde, foram mais de 700 mil mortos na Covid. Três vezes a média mundial. Pelo negacionismo e pela campanha anti-vacina. No ponto de vista da infraestrutura, uma negação total num país continental como é o Brasil. Do ponto de vista do meio ambiente, o maior desmatamento, o que ia comprometer também o agro, porque ia dificultar as exportações brasileiras" afirmou.


Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Bolsonaro "deveria assumir a responsabilidade" pela imposição das tarifas. Segundo o petista, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria atuado diretamente para convencer Donald Trump a adotar medidas contra o país — o que seria uma forma de retaliação ao avanço das investigações judiciais que envolvem seu pai.


"O ex-presidente deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte. É um processo que não tem julgamento político não, se nos autos dizer que a pessoa errou, será condenado. É assim que é o Brasil."


Lula classificou o episódio como uma tentativa de uso eleitoral da relação bilateral. Disse que é “inadmissível” que interesses externos se sobreponham à soberania brasileira e reforçou que o país saberá responder com firmeza e equilíbrio. Ele encerrou a entrevista anunciando que as tratativas diplomáticas já estão em curso e que eventuais sanções ou ações comerciais dependerão da condução do Itamaraty.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page