“Se depender do Trump e de mim, teremos acordo”, diz Lula sobre negociação de tarifas dos EUA
28/10/25
By:
Redação
O governo brasileiro busca reduzir barreiras tarifárias impostas a produtos nacionais, especialmente do setor agrícola e industrial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (28) que há grandes chances de o Brasil firmar um novo acordo comercial com os Estados Unidos, destacando a disposição mútua para avançar nas negociações sobre tarifas de importação e exportação.
“Se depender do Trump e de mim, teremos acordo”, declarou Lula durante entrevista coletiva concedida em Kuala Lumpur, na Malásia, onde cumpre agenda oficial. A declaração ocorreu após um encontro considerado “positivo” entre Lula e o ex-presidente norte-americano Donald Trump, no último domingo, em meio à tentativa de reaproximação entre os dois países.
O governo brasileiro busca reduzir barreiras tarifárias impostas a produtos nacionais, especialmente do setor agrícola e industrial, enquanto os Estados Unidos demonstram interesse em ampliar parcerias em áreas de energia, tecnologia e defesa.
Segundo o Itamaraty, equipes técnicas dos dois países devem iniciar rodadas de conversas nas próximas semanas para discutir os termos de um possível acordo comercial. Lula destacou que a retomada do diálogo com Washington representa uma “nova fase de maturidade diplomática”, afirmando que o Brasil está aberto à cooperação “sem subordinação, mas com respeito mútuo e pragmatismo”.
Últimas Notícias





