Todos os olhares no Brasil estão voltados para Michelle Bolsonaro enquanto a carreira de seu marido desmorona
30/06/23
By:
IA Redação
Em meio a derrota de Jair, Michelle surge como possível candidata em 2026

As esperanças do ex-presidente Jair Bolsonaro de recuperar a presidência em 2026 podem ter chegado ao fim. Mas isso não significa que não haverá um Bolsonaro concorrendo daqui a três anos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil congelou a carreira política de Bolsonaro na sexta-feira, proibindo o nacionalista de extrema direita de ocupar cargos públicos até 2030 por espalhar alegações infundadas sobre o sistema de votação do país nas eleições do ano passado.
A decisão representa um revés devastador para o político de carreira de 68 anos que, até recentemente, era o homem mais poderoso do Brasil.
Mas isso pode não significar o fim do clã Bolsonaro.
Falando na quinta-feira logo após desembarcar no Rio de Janeiro, onde foi recebido com gritos de "criminoso" e "golpista", Bolsonaro apoiou sua esposa Michelle para 2026.
"Claro, eu apoiaria uma candidatura da Michelle", disse ele.
Em uma postagem no Instagram logo após a decisão do TSE, Michelle escreveu: "'Nosso sonho está mais vivo do que nunca'... Estou ao seu comando, meu CAPITÃO."
Bolsonaro, que também enfrenta várias investigações criminais que poderiam levá-lo à prisão, é culpado por muitos brasileiros por ter iniciado um movimento de negação das eleições em todo o país após sua derrota na votação do ano passado para o presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele já sugeriu que, uma vez "fora do jogo", poderia se tornar um "fazedor de reis" político. Mas muitos de seus ex-aliados já estão depositando suas esperanças para 2026 em rostos mais novos, como o governador de São Paulo, Tarcisio Freitas, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Sua melhor chance de permanecer relevante pode estar agora com sua família.
Michelle Bolsonaro é uma estreante na política, mas seu comportamento simples e ênfase em valores tradicionais conquistaram fãs entre as mulheres da classe trabalhadora brasileira. Seu perfil aumentou durante a campanha de 2022, quando ela se tornou cada vez mais visível nos eventos de Bolsonaro, enquanto ele lutava para conquistar eleitoras. Ela ingressou no conservador Partido Liberal no ano passado e agora é chefe do movimento feminino do partido.
Ela não descartou a possibilidade de concorrer a cargos políticos.
"Se, enquanto eu estiver nesse caminho, meu coração se inflamar por isso, eu poderia me tornar uma candidata legislativa", disse ela em maio.
Assim como cerca de um terço dos 200 milhões de brasileiros, Michelle, de 41 anos, é uma cristã evangélica. Os evangélicos foram grandes apoiadores dos valores conservadores da família Bolsonaro e ainda estão desconfiados de Lula.
William Douglas, um juiz federal evangélico de tribunal de apelações que foi cogitado como escolha de Bolsonaro para o Supremo Tribunal em 2021, disse que Michelle atrai alguns eleitores.
"Certamente, algumas mulheres evangélicas vão se identificar com ela, mas acho que ela terá mais sucesso com os eleitores do ex-presidente", disse ele.
E ela não é a única Bolsonaro com chances de ocupar o cargo máximo do Brasil. Dois filhos de Bolsonaro de um casamento anterior são deputados federais. Eles podem ter suas próprias ambições presidenciais, embora nenhum deles tenha anunciado uma candidatura.
O senador Flavio Bolsonaro, de 42 anos, foi um jogador importante nos bastidores em Brasília durante os quatro anos de mandato de seu pai, nomeando aliados em toda a burocracia federal. Mas ele continua manchado por alegações de corrupção, que ele nega, de seu tempo como deputado estadual do Rio de Janeiro.
O deputado Eduardo Bolsonaro, de 38 anos, desempenhou o papel de emissário estrangeiro da família Bolsonaro, aparecendo em feiras de armas nos Estados Unidos e conferências políticas conservadoras onde se encontrou com figuras proeminentes da direita, como Steve Bannon. Mas ele ainda é uma figura polarizadora, com opiniões políticas extremas e apoio limitado.
Últimas Notícias





