1º Encontro de Saberes e Resistência Periférica é realizado no Benedito Bentes
02/06/25
By:
Redação
Evento marcou o encerramento das programações do “Maio Negro”, mês de referência à abolição da escravatura

O Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas e o Instituto Raízes da África, com apoio da Prefeitura de Maceió, realizaram o 1º Encontro de Saberes e Resistência Periférica para fechar a programação do “Maio Negro”, mês que marca a abolição da escravidão no país.
O evento ocorreu na manhã deste sábado (31), no Residencial Jorge Quintella Benedito Bentes II, na parte alta da cidade.
A ação foi conduzida pela ativista e coordenadora do Instituto Raízes da África, Arísia Barros. A ativista contou que os temas debatidos no encontro serviram como reflexão e denúncia sobre a luta pela igualdade racial e os desafios que a população negra ainda enfrenta.
O objetivo é revisitar histórias da periferia, ampliando vozes, tratando também sobre o racismo contemporâneo e a escravatura. O coletivo foi criado para conscientizar e fortalecer as mulheres da periferia, muitas das quais viviam em situação de dependência dos companheiros e de violência doméstica.
O encerramento do encontro foi brindado com uma roda de capoeira, conduzida pelo mestre Marcos e professor Feijão, do Grupo de Capoeira Filhos de Angola, e regado à degustação de frutas e feijoada, prato típico brasileiro e com forte influência da cultura africana.

Últimas Notícias





