top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

1º Oscar do Brasil: 'Ainda Estou Aqui' leva melhor filme internacional

03/03/25

By:

Redação

Longa de Walter Salles se tornou o primeiro filme nacional a conquistar uma estatueta na história da premiação

Ainda Estou Aqui escreveu uma parte da história do cinema brasileiro neste domingo (2), ao ser o primeiro filme nacional a vencer um Oscar na história da premiação.


Inicialmente, havia quem torcesse o nariz ao falar da importância de um prêmio como esse para o Brasil.


Argumentos como “o Oscar não define a qualidade do nosso cinema” ou “não precisamos de validação de Hollywood” eram comuns, mas a vitória do longa de Walter Salles provou que esse discurso era, em grande parte, puro cinismo. 


O reconhecimento internacional de Ainda Estou Aqui não só trouxe mais visibilidade para o cinema brasileiro, mas também abriu portas para novas oportunidades, mostrando que o prêmio é, sim, um trampolim para que outros talentos como Fernanda Torres e Walter Salles ganhem espaço.


Os frutos dessa visibilidade já estão sendo colhidos. Recentemente, o Marché du Film, mercado oficial do Festival de Cannes, nomeou o Brasil como País de Honra da edição de 2025, em um evento que oferecerá uma vitrine exclusiva para a indústria audiovisual brasileira, seus talentos e o potencial de coprodução internacional — colocando, assim, o país como um polo criativo a ser observado.


Os artistas envolvidos em Ainda Estou Aqui também vêm chamando a atenção. Selton Mello, por exemplo, que interpreta Rubens Paiva no filme, foi escalado para Anaconda, com Paul Rudd e Jack Black.


Já Fernanda Torres, que recebeu uma indicação ao Oscar por sua interpretação de Eunice Paiva, virou “queridinha” de nomes como Sarah Paulson, Ariana Grande e Isabella Rossellini.


Com o sucesso internacional, mais brasileiros ficaram curiosos com o filme e foram aos cinemas. Nos quase quatro meses em que está em cartaz, Ainda Estou Aqui contou com um impulso considerável de bilheteria após a vitória no Globo de Ouro e as indicações ao Oscar, como mostram dados exclusivos obtidos pelo NSC Total. Também bateu o recorde de maior bilheteria nacional no pós-pandemia, algo raro para um filme de drama. Tudo isso fez o longa se tornar um “filme-evento”, algo raro para produções nacionais.


Assim como Barbie ou Avatar, transcendeu as telas e se tornou um fenômeno cultural, inspirando fantasia de Carnaval e murais de Fernanda Torres pelas cidades do país. Não é exagero dizer que o filme despertou a paixão do público brasileiro pelo cinema feito no Brasil, indo além do entretenimento e tocando em questões de identidade, representação e pertencimento.


E tudo isso porque Ainda Estou Aqui aborda de forma sensível um tema que ainda é uma ferida aberta: a ditadura militar. Ao fugir do lugar-comum do discurso grandiloquente, o filme opta por mostrar os efeitos do totalitarismo no cotidiano de uma família, revelando as marcas que deixa na intimidade de cada um de nós.


Essa abordagem humanizada é o que torna a obra universal, em um momento em que relembrar os horrores de um regime totalitário é mais do que urgente.


Com sua vitória no Oscar, Ainda Estou Aquinão apenas eleva o cinema brasileiro no cenário internacional, mas também mostra a importância da nossa arte para a identidade do Brasil. A expectativa, agora, é que o sucesso do filme inspire uma nova onda de produções brasileiras. Se o cinema é um reflexo da sociedade, que ele continue a nos desafiar, emocionar e, acima de tudo, nos fazer pensar.

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page