5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças fortalece a juventude do partido Cidadania
07/07/25
By:
Redação
O evento, que foi encerrado neste domingo (6), reuniu mais de 50 jovens de 24 unidades da Federação

O 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) com o apoio do Cidadania, marcou o fortalecimento da juventude do partido, conforme avaliação do diretor-geral da entidade, Marcelo Aguiar. O evento, que foi encerrado neste domingo (6), reuniu mais de 50 jovens de 24 unidades da Federação, que participaram de quatro dias de intensos debates, palestras e atividades de capacitação política. Nove vereadores do partido e lideranças políticas estiveram no encontro, além de convidados do PSB.
“A FAP conseguiu alcançar o seu objetivo de juntar esses jovens do país aqui, criar as condições para que eles se conhecessem e pudessem ser o germe de mais uma etapa de capacitação e fortalecimento da juventude pujante do nosso partido”, disse o diretor-geral, destacando o alto grau de qualidade das palestras. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Divino Paraíso, no Gama, a 40 km de Brasília.
Fortalecimento
Segundo o diretor-geral da FAP, os nove vereadores participantes já se articulam para criar uma comissão de mais fortalecimento da juventude do partido no país inteiro. Embora a iniciativa não se restrinja apenas a esses parlamentares, a ideia é que esse colegiado coordene os esforços. Os participantes do encontro também deverão compartilhar os aprendizados com os demais jovens do partido em seus municípios.
Aguiar enfatizou que o encontro estimulou a organização autônoma e independente dos jovens, sem direcionamentos externos, o que ele avalia como fundamental para os desafios eleitorais futuros. “O Cidadania vai entrar em um processo eleitoral no ano que vem e vai precisar muito da organização e participação desses jovens nas eleições”, disse.
O diretor-geral da FAP fez agradecimento especial à coordenadora do evento, Terezinha Lelis; à equipe da fundação, ao time de palestrantes e a cada participante.
União
O diretor-financeiro da FAP, Henrique Dau, que é o representante da juventude na gestão da entidade, destacou que o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças foi um sucesso, não apenas pela organização, mas por proporcionar tantos momentos de união. Ele expressou satisfação por causa do conteúdo “extremamente qualificado”.
Dau defendeu que o método de ação do Cidadania deve ser a “qualificação e união, profundidade e camaradagem”, mantendo seus quadros atualizados e com discussões vivas. Ele ressaltou que a herança do partido é a de lutar contra a desigualdade, a miséria e a injustiça, enfatizando que o método não é o objetivo final, podendo ser atualizado à vontade. “Essa humildade e honestidade intelectual são o que diferenciam o partido de outras legendas, que muitas vezes não são capazes de se adaptar e olhar para seu eleitorado de forma crítica”, disse.
Ele sugeriu um lema para a juventude: “Pequenos demais para sermos divididos e grandes demais para sermos conquistados”, reforçando a importância da coesão e da força coletiva. Também salientou a característica do partido de ser “pequeno, mas com quadros de expressão nacional”, e a coragem de mudar de ideia e esperar que seu eleitorado os acompanhe ou busque outras opções, demonstrando uma postura democrática e audaciosa.
Laços e afetos
O presidente nacional da Juventude do Cidadania – o grupo J23 –, Custódio Júnior destacou a criação de laços e fortalecimento dos afetos, o que, acrescentou, são o que “resgata quem está à distância”. Ele acredita que a amizade genuína e a consideração mantêm laços fortes.
“Gostaria de sair daqui sendo lembrado como amigo de vocês, um vínculo forte que levamos para o resto da vida, que permite formar um grupo forte, unido, que acredita numa bandeira, capaz de lutar pelo mundo, quando há coragem, compromisso e persistência de lutar”.
Ao final, Custódio Júnior distribuiu os certificados de capacitação políticas, destacou o significado do documento como lembrança de amigos, aprendizados e, sobretudo, como o compromisso de fazer a experiência do encontro reverberar na própria vida e na vida das pessoas que puder tocar.
Últimas Notícias





