8 de janeiro: um dia sombrio para a história brasileira
08/01/24
By:
Redação
Relembre o ataque ocorrido há um ano atrás em Brasília.

O dia 8 de janeiro ficou marcado como um dia nebuloso na história do Brasil. Neste dia, 5.500 pessoas acampavam em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, Distrito Federal, se preparando para ataques na Esplanada. A Agência Brasileira de Inteligência recebeu no início da manhã um alerta de movimentação suspeita, com 101 ônibus chegando em Brasília.
Os passageiros dos ônibus se organizaram diante do Quartel e fizeram uma marcha pelas ruas da capital do Distrito Federal. Os golpistas chegaram à linha de contenção formada por policiais e conseguiram passar tranquilamente por eles, rumo ao Congresso Nacional. Grupos que estavam na parte de trás do prédio também invadem e tomam o Congresso. Policiais Militares chegaram no local, mas pareciam incentivar o ataque, não reprimindo as pessoas. Aos poucos, contando com a liberação de policiais que estavam no local, os golpistas chegaram na Praça dos Três Poderes, destruindo janelas, quadros, portas, grades, objetos que foram presentes de chefes de estado, além de depredarem salas e até evacuarem nas instalações. Diante de confrontos de batalhões e cavalarias contra os extremistas, o presidente Lula decretou intervenção federal na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Lula e outros representantes políticos do país não estavam no local do ataque. Com muita dificuldade, a multidão foi expulsa.
Os extremistas eram apoiadores de Jair Bolsonaro e não aceitavam o resultado das eleições, se inspirando nos ataques ocorridos nos EUA por apoiadores de Donald Trump.
Investigações intituladas como “Operação Lesa Pátria” ocorreram durante todo o ano de 2023 e até agora continuam acontecendo, em busca da identificação de financiadores e organizadores do ataque do dia 8 de janeiro.
Últimas Notícias





