top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

86 mil eleitores podem ter o título cancelado em Alagoas

08/05/25

By:

Cadaminuto

Segundo o TRE/AL, são exatamente 86.060 pessoas em situação irregular que precisam regularizar a documentação até o dia 19 de maio

Mais de 86 mil eleitores em Alagoas podem ter o título cancelado por não comparecerem às urnas em três turnos consecutivos, sem apresentar justificativa dentro do prazo legal nem quitar as multas correspondentes. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), são exatamente 86.060 pessoas em situação irregular que precisam regularizar a documentação até o dia 19 de maio.


A penalidade vai além da perda do direito de votar. Com o título cancelado, o cidadão também fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargo público, obter empréstimos em bancos oficiais, renovar matrícula em instituições de ensino, entre outras restrições que exigem a quitação com a Justiça Eleitoral.


A boa notícia é que regularizar a situação é simples. As multas podem ser pagas pela internet, por meio do Autoatendimento do Eleitor no site do TRE/AL ou pelo aplicativo e-Título. Os pagamentos podem ser feitos via boleto, Pix ou cartão de crédito, sem necessidade de ir a um cartório.


Para quem prefere o atendimento presencial, é possível procurar um cartório eleitoral ou uma Central de Atendimento ao Eleitor. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Já nas Centrais Já!, localizadas no Maceió Shopping e no bairro Benedito Bentes, o atendimento ocorre das 8h às 17h.


Nos atendimentos presenciais, além da regularização, os eleitores também podem coletar dados biométricos (digitais, foto e assinatura), atualizar informações cadastrais, incluir o nome social e registrar a autodeclaração racial ou condição de deficiência.


Como saber se estou com o título irregular?


Para verificar a situação eleitoral, basta acessar o portal do TRE/AL (www.tre-al.jus.br), entrar no Autoatendimento do Eleitor e selecionar a opção “7 - Consultar situação eleitoral”. É necessário informar os dados pessoais solicitados pelo sistema.


Vale lembrar que o cancelamento do título não se aplica a eleitores considerados facultativos, como jovens com menos de 18 anos, idosos a partir dos 70 anos e pessoas não alfabetizadas. Também estão isentos os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que comprovem impedimento para votar, além daqueles que justificaram a ausência e tiveram a justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.


*com Ascom TRE

​Últimas Notícias

26/01/26

13ª Feira dos Municípios encerra com recorde de público e celebração das raízes alagoanas

Evento no Centro de Convenções reuniu apresentações de Reisado, Maracatu e palestras sobre gestão cultural.

26/01/26

Lula conversa com Trump e cobra assento para Palestina em Conselho da Paz

Presidente brasileiro condicionou participação no colegiado à inclusão de representantes palestinos e foco em Gaza.

26/01/26

Brasil e FIFA lançam marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Slogan 'GO EPIC' e identidade visual com 'Brasil' escrito com 'S' foram apresentados no Rio de Janeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page