Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16 de setembro
13/09/25
By:
Redação
No total, foram 14 rodadas de negociações até a conclusão em julho deste ano

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) será assinado no dia 16 de setembro, no Rio de Janeiro.
O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Já na EFTA, estão Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.
O acordo será assinado durante a reunião de chanceleres do Mercosul, que será presidida pelo ministro, embaixador Mauro Vieira, enquanto o Brasil está temporariamente na presidência temporária do bloco.
As negociações para o acordo tiveram início em junho de 2017, em Buenos Aires. No total, foram 14 rodadas de negociações até a conclusão em julho deste ano.
O comunicado oficial diz que "para o Brasil, a consolidação da união aduaneira, a diversificação das parcerias econômico-comerciais do Mercosul e a modernização e aprofundamento dos acordos regionais vigentes constituem objetivos essenciais, em meio a cenário internacional instável e complexo. A presidência brasileira enfatizará, ainda, a importância do apoio ao processo de adesão plena da Bolívia ao bloco".
Últimas Notícias





