Alagoas figura entre os cinco estados mais violentos do País
26/07/25
By:
Redação
Das 20, 16 estão no Nordeste. Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), guerras entre facções pelo controle do tráfico de drogas impulsionam as mortes violentas

O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) desde 2012. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), foram 44.127 casos com uma taxa de 20,8 casos por 100 mil habitantes, uma queda de 5,4% em relação a 2023.
E o Espírito Santo segue a queda com o menor número de homicídios da história. Foram 980 registros, uma queda de 11,2%. A categoria MVI engloba homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.
“Os dados do anuário comprovam a eficácia do programa Estado Presente em Defesa da Vida, na redução de crimes violentos. Alcançamos o melhor resultado da série histórica em 28 anos. Saímos do segundo Estado mais violento do País para o meio do ranking. Pretendemos chegar a um nível de estar entre os cinco mais seguros da Federação. Estamos no caminho. Claro que ainda temos desafios, mas todos os dias buscamos melhorias, investimentos robustos em tecnologia, aumento de efetivo, equipamos nossas forças com os melhores aparatos do mundo. Tudo com um objetivo que é levar mais segurança à população do Espírito Santo”, pontua o Secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno.
Norte e Nordeste concentram os piores índices
De acordo com o Anuário, as regiões que concentram os maiores números e mortes violentas intencionais são a Norte e Nordeste, com os estados do Amapá e da Bahia liderando o ranking dos mais violentos do país.

Últimas Notícias





