Após visita de Alckmin, Brasil fecha contrato bilionário de petróleo com potência dos BRIC
17/10/25
By:
Acordo é resultado da viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin, que anunciou também novos vistos eletrônicos para negócios entre os dois países

A Petrobras fechou um contrato de fornecimento de 6 milhões de barris de petróleo à Índia como resultado da viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ao país. Alckmin celebrou o acordo nas redes sociais, destacou o novo visto eletrônico para negócios e fez uma brincadeira sobre o panorama econômico entre as nações nesta quinta-feira (16).
Brasil e Índia fortalecem laços comerciais
Durante a visita, o vice-presidente anunciou a criação de vistos eletrônicos para o setor empresarial, que facilitarão o trânsito de executivos e investidores entre os dois países. A medida integra um esforço conjunto para fortalecer o comércio bilateral, que deve alcançar US$ 15 bilhões em 2025 e chegar a US$ 20 bilhões até 2026.
Alckmin também se reuniu com o vice-presidente indiano Rajnath Singh; o ministro do Comércio e Indústria, Piyush Goyal; o ministro do Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri; e o ministro da Defesa, Rajnath Singh, além de empresários durante o Fórum de Diálogo Empresarial Índia–Brasil. O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e pela ApexBrasil.
Brasil amplia cooperação com emergentes em meio a sanções dos EUA
O acordo da Petrobras ocorre em um momento em que os Estados Unidos ampliam as sanções econômicas e comerciais contra o Brasil — uma medida imposta pelo governo de Donald Trump em apoio ao aliado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão.
As restrições atingem setores estratégicos, como energia, fertilizantes e exportações industriais, pressionando o Brasil a diversificar seus parceiros comerciais — movimento que o governo vem intensificando. A viagem de Alckmin à Índia reforça essa estratégia de reduzir a dependência do eixo norte-americano e aprofundar a integração com outras potências emergentes.
Nesse contexto, está prevista para esta quinta-feira (16) uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio . O encontro busca viabilizar uma reunião entre Trump e o presidente Lula para discutir o fim do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
Fonte: Revista Fórum
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





