top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Arapiraca produz 10 mil toneladas de hortaliças

17/02/25

By:

Redação

Produtos abastecem 80% do mercado alagoano

O desenvolvimento econômico de Arapiraca, desde o período da sua emancipação, em 1924 até os dias atuais, é baseado na agricultura familiar com grandes reflexos no crescimento dos setores do comércio e serviços.


Na década de 1950 até os anos 90, o município viveu o apogeu da cultura fumageira e tornou-se conhecida como a “terra da prosperidade”, baseada na agricultura do tipo familiar.


Ao longo dos 100 anos de história, a agricultura do município passou por alterações significativas, atravessando por processos com alternâncias do auge ao declínio, com substituição de culturas e, consequentemente, obrigando os pequenos e médios produtores rurais a ampliar ou adotar novas alternativas de fortalecimento da economia. Com isso, foi criado o Cinturão Verde e o nascimento de um novo polo, dessa vez com base na produção de hortaliças.


No início do projeto, há cerca de 20 anos, havia 200 agricultores familiares. Com o crescimento e aumento da demanda do mercado interno, o número passou atualmente para 450 pequenos e médios produtores de hortaliças, com o plantio principalmente de alface, coentro, couve, cebolinha, tomate, entre outras culturas.


O Cinturão Verde de Arapiraca abrange uma área estimada de 4 mil hectares. O plantio depende de cada cultura específica, com a média de 2 a 5 hectares por produtor familiar.


Os horticultores contam com apoio e assistência técnica do município, do estado e de sindicatos e associações comunitárias.


A horticultura é uma atividade de ciclo curto de produção e retorno rápido do investimento, com a maior parte das terras irrigadas.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Edson Maruta, da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, o clima está favorável para a produção das hortaliças, com períodos intercalados de sol e chuvas.


Ele adianta que o Cinturão Verde abrange mais de dez comunidades rurais, entre elas os povoados Alazão, Bálsamo, Batingas, Laranjal, Bananeiras, Taquara, Pau d´Arco, Cangandu, Pé Leve, Varginha, Gruta d’Água, Taboquinha e Flexeiras.


A estimativa para este ano, segundo o engenheiro-agrônomo e especialista em irrigação, o município de Arapiraca deve ter uma produção estimada em 10 mil toneladas de hortaliças, o que dá para abastecer os consumidores locais e ainda atender mais de 80% do mercado alagoano. 


Fonte: Alagoas na mídia

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page