top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

As cinco regiões do Brasil que podem ficar submersas pelo mar em 2100, segundo estudo

25/05/24

By:

Redação

Um relatório da ONG Climate Central mostra as áreas do planeta que estariam cobertas no país.

Um relatório da ONG Climate Central mostra as áreas do planeta que estariam cobertas pela água do mar em 2100. No Brasil, são cinco áreas costeiras onde isso pode acontecer. Veja quais são.


O nível global do mar vem aumentando nas últimas décadas, segundo a NASA, a agência espacial americana. Suas análises mostraram que o nível dos oceanos aumentou 9,4 cm entre 1993 e 2023, com um aumento médio de 0,3 cm ao ano, sendo que na última década esse aumento era de 0,42 cm/ano.


E uma pesquisa realizada pela Climate Central, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, mostra que, no caminho atual de emissões de gases de efeito estufa levando ao aquecimento global de 3°C, cerca de 50 grandes cidades em todo o mundo terão seus territórios invadidos pela água devido ao aumento do nível do mar.


E no Brasil não será diferente. Segundo essa pesquisa, algumas áreas costeiras das Regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país serão as mais afetadas e estão sob alerta. Confira abaixo quais são elas:


•Rio de Janeiro: várias cidades costeiras do estado poderão ser afetadas. Regiões como a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elísios correm riscos de ficarem submersas. E além da capital, outras cidades também serão atingidas, como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.


•Pará: estado da Região Norte do país, é um dos locais que será mais afetado pelo avanço do mar, segundo a pesquisa. A maior parte da extensão da ilha de Marajó deverá ficar submersa, além de partes das cidades de Belém e Bragança.


•Amapá: a água do mar deve encobrir, até o final deste século, a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, além da cidade de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e algumas partes da capital Macapá (que são banhadas pelo Rio Amazonas).


•Maranhão: parte da costa de São Luís e as ilhas de Santana e Carrapatal devem ficar completamente submersas em 2100. O famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deverá ficar parcialmente encoberto pelas águas.


•Rio Grande do Sul: No Sul do país, cidades importantes como a capital Porto Alegre, Pelotas e Canoas poderão ficar submersas nas próximas décadas, assim como as ilhas de Torotama e Machadinho.

​Últimas Notícias

19/07/25

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em piranhas

Estudantes aprenderam a identificar áreas favoráveis para implantação e o desenvolvimento de colmeias

19/07/25

Chuvas em Alagoas: Inmet emite alerta para Maceió e outros 22 municípios do estado

O aviso iniciou às 10h de sexta-feira (18) e vai até às 18h deste sábado (19), porém pode ser estendido

19/07/25

Renan Filho defende veto de Lula ao aumento no número de deputados federais

A decisão contraria a bancada alagoana, que havia votado de forma unânime a favor da proposta

Inscreva-se para receber nossas notícias

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

bottom of page