top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Associação dos médicos cubanos repudia sanções dos EUA contra Mais Médicos

16/08/25

By:

Redação

A Aspromed destacou que o papel do programa como política de saúde pública tem por objetivo garantir o direito à saúde para todos

Após as sanções do governo dos Estados Unidos a gestores públicos envolvidos com a estruturação do programa Mais Médicos, a Associação dos Médicos Cubanos no Brasil (Aspromed) divulgou uma nota de repúdio pelas ações dos EUA.


A Aspromed destacou que o papel do Mais Médicos como política de saúde pública tem por objetivo garantir o direito à saúde para todos, "especialmente para a população de baixa renda que vive em regiões menos privilegiadas por todo o país". A Associação também declarou apoio à cooperação de longa data entre Cuba e Brasil na área da saúde.


O conflito


Nesta semana, o Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de funcionários do governo brasileiro ligados à implementação do programa Mais Médicos. Foram cancelados os vistos de:

Em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, justifica que os servidores teriam contribuído para um "esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano" por meio do Mais Médicos. Afastando a tese do Secretário de Estado dos Estados Unidos, a diretoria da associação afirmou que os médicos cubanos que permanecem no Brasil o fazem por escolha própria.


O convênio com Cuba terminou em 2018 e parte dos médicos optou por permanecer no país, 2,5 mil segundo estimativa da associação. O programa atendeu pequenas cidades e distritos indígenas onde a presença de profissionais de saúde era historicamente menor, mas também foi marcante em periferias das grandes metrópoles.


Segundo a Aspromed, os 18 mil médicos que atuaram no programa realizaram cerca de 63 milhões de atendimentos, "fortalecendo e legitimando o maior sistema de saúde do mundo, universal, público e gratuito, o SUS".

​Últimas Notícias

22/01/26

Lula assina Medida Provisória que garante reajuste de 5,4% no piso dos professores

Novo cálculo evita aumento simbólico de R$ 18 e assegura ganho real acima da inflação para o magistério em 2026.

22/01/26

Feira dos Municípios começa em Maceió com presença da ministra Margareth Menezes

Evento reúne 80% das cidades alagoanas no Centro de Convenções para celebrar cultura, gastronomia e artesanato.

22/01/26

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações ao Oscar; Wagner Moura disputa Melhor Ator

Filme de Kleber Mendonça Filho coloca o Brasil no centro da principal premiação do cinema mundial em 2026.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page