top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

AVC Dá Sinais: aposentado sofre 'derrame' na calçada de casa e tem a vida salva no HGE

19/08/25

By:

Secom - AL

O incidente ocorre quando há interrupção ou rompimento do fluxo de sangue no cérebro

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de óbito no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O diagnóstico precoce, o controle dos fatores de risco e a abertura de centros especializados constituem uma necessidade que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está suprindo com o Programa AVC Dá Sinais. E quem comprovou isso foi o aposentado Severino Ferreira, de 78 anos, que teve a sua vida salva no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, depois de sofrer um “derrame”.


O incidente ocorreu quando o aposentado estava sentado em uma cadeira, na calçada de sua residência, situada no bairro Chã de Bebedouro, na capital alagoana. Ele começou a se sentir mal e, sua filha, Semivania Gouveia, percebeu que a fisionomia do pai estava diferente: ele falava embolado e estava acometido por uma paralisia no lado direito.


Com isso, ela suspeitou que ele poderia ter sido acometido por um “derrame” e, diante do quadro apresentado, o levou logo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  “Ele é hipertenso, usa marca-passo, faz a sua caminhada diária, mantém os check-ups em dia, mas a gente sabe que ele se perde na dieta. Para piorar, há mais de dez anos perdi a minha avó por um AVC, então também temos histórico da doença na família. Contudo, o risco de ele desenvolver essa doença era grande, só não esperávamos que seria naquele momento e de uma forma tão discreta”, lembrou Semivania Gouveia.


A filha de Severino relatou que não imaginava que o seu pai seria tão bem assistido no HGE. Ela lamenta que essa qualidade no tratamento não foi oferecida a sua avó no passado, o que contribuiu para o seu falecimento. Afirma que a cada dia de internação se surpreendeu com o acolhimento que seu pai recebeu e que sempre esteve confiante na recuperação dele. “Eu venci, graças a Deus! E com a ajuda de todos do HGE”, disse Severino, ainda com dificuldade para falar e emocionado.


Assistência


De acordo com a médica neurologista do HGE, Kirsten Melo, ao chegar ao maior hospital público de Alagoas, Severino passou por diferentes exames para descobrir a causa e o tipo do AVC. Em tempo, o agora ex-paciente do HGE foi internado na Unidade de AVC, que é o primeiro centro especializado inaugurado pelo Governo de Alagoas, preparado para realizar o monitoramento neurológico intensivo, iniciar a reabilitação precoce e avaliar os riscos de complicações e sequelas.


“Ele chegou com o quadro de AVC isquêmico, com perda de força completa do lado direito do corpo. O caso dele chegou até a gente pelo aplicativo Join, do Programa AVC Dá Sinais, que nos conecta, especialistas, aos demais médicos que fazem o primeiro atendimento e suspeitam que o caso é indicativo para AVC. Aqui no HGE, nós realizamos exames como a tomografia computadorizada de crânio, que revelou a lesão no cérebro e, assim, estudamos e definimos a melhor conduta para salvar a vida dele”, explicou a médica neurologista, Kirsten Melo.


A Doença


O AVC ocorre quando há interrupção ou rompimento do fluxo de sangue no cérebro. Os sintomas aparecem subitamente e podem variar conforme a área do cérebro afetada.  Os sintomas mais comuns são: fraqueza ou dormência em um lado do corpo (rosto, braço ou perna); boca torta; dificuldade para falar ou entender o que os outros dizem; alteração súbita da visão, em um ou ambos os olhos; tontura, desequilíbrio ou dificuldade para andar; dor de cabeça muito forte e súbita, sem causa aparente; e confusão mental.


Em muitos casos, a pessoa não percebe os sintomas. Por isso, quem está por perto tem papel fundamental no socorro. “Se você perceber algum desses sintomas em alguém próximo, mantenha a calma. Não dê água, remédio ou comida, pois a pessoa pode estar com dificuldade para engolir. Acione imediatamente o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou leve à unidade de emergência mais próxima. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de recuperação e menores os riscos de sequelas ou morte”, pontuou a neurologista do HGE.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page