top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

18/10/25

By:

Redação

Ele também declarou que o objetivo é evitar que mulheres sejam punidas penalmente por decisões que afetam sua vida, saúde e privacidade

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (17) a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, no âmbito da ação constitucional que analisa a possibilidade de descriminalizar a interrupção voluntária da gravidez nesse prazo.


Em seu voto, Barroso afirmou que a criminalização da interrupção da gravidez penaliza sobretudo “mulheres e meninas de classes mais vulneráveis”, em contraposição às que têm recursos para buscar alternativas legais em outros países.


Ele também declarou que, embora respeite convicções religiosas, entende que a questão central não é proibir ou permitir o aborto em si, mas sim evitar que mulheres sejam punidas penalmente por decisões que afetam sua vida, saúde e privacidade.


A ação em questão é a ADPF 442, proposta pela Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pelo Instituto Anis, que pede a análise da inconstitucionalidade da criminalização da interrupção da gravidez nas primeiras doze semanas. Com o voto de Barroso, dois ministros (incluindo a relatora, Rosa Weber) já manifestaram apoio à descriminalização até esse prazo.


Entenda


Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto apenas em três hipóteses: gravidez resultante de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto. O debate pelo STF sobre a descriminalização até 12 semanas se insere num contexto mais amplo de reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, do crescimento de movimentos que reivindicam essa mudança e da pressão por atualizar o marco legal para acompanhar realidades de saúde, desigualdade e vulnerabilidade feminina.

​Últimas Notícias

05/12/25

Brasileirão 2025 chega à última rodada com disputas acirradas contra o rebaixamento

Com o Flamengo já campeão, as atenções se voltam para a parte de baixo da tabela, onde cinco times lutam para não cair para a Série B.

05/12/25

Polícia Civil bloqueia R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

Segunda fase da Operação Falso Mercúrio mira esquema sofisticado de lavagem de dinheiro com dezenas de empresas e ligação com o PCC.

05/12/25

Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca

Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          82 99983-0935

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page