top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Bom Parto vai passar por inspeção judicial e área de realocação pode ser ampliada

02/07/25

By:

Redação

O objetivo é verificar diretamente as condições de imóveis que apresentam sinais de afundamento, rachaduras, fissuras e trincas

A 3ª Vara Federal de Alagoas determinou a realização de uma inspeção judicial no bairro do Bom Parto, em Maceió, marcada para o próximo dia 22. O objetivo é verificar diretamente as condições de imóveis que apresentam sinais de afundamento, rachaduras, fissuras e trincas, em mais uma etapa do processo que apura os impactos provocados pela atividade mineradora da Braskem.


O pedido foi feito pela Defensoria Pública da União (DPU), que já reuniu ampla documentação sobre os danos estruturais nos imóveis da região, por meio de fotos, vídeos e reportagens, juntadas aos autos do processo. A vistoria contará com o apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por determinação da Justiça Federal.


Segundo a Defensoria, a inspeção in loco é fundamental para complementar os dados já existentes e avaliar com precisão a extensão dos danos em áreas ainda fora do atual plano de compensação e realocação. O bairro do Bom Parto, um dos mais antigos de Maceió, vem sendo afetado de forma crescente pelo fenômeno do afundamento do solo.


A inspeção pode ter efeitos diretos no processo de reparação das vítimas da tragédia geológica. Com base nos resultados da vistoria, a área de realocação — atualmente limitada aos cinco bairros oficialmente reconhecidos como afetados (Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol) — pode ser ampliada dentro do próprio Bom Parto e em outras regiões vizinhas.


A expectativa é de que, diante de novos indícios técnicos, a Justiça determine a inclusão de mais imóveis no plano de compensação, o que resultaria em novas indenizações e reassentamentos por parte da Braskem.


A empresa é responsabilizada judicialmente pelo colapso geológico causado pela exploração de sal-gema no subsolo de Maceió, que gerou a maior tragédia urbana em curso no Brasil. Milhares de moradores já foram retirados de suas casas desde 2019, quando o fenômeno começou a se manifestar com maior intensidade.

​Últimas Notícias

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page