top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

21/08/25

By:

Agência Brasil

Como sofreu alterações, o texto retorna ao Senado antes de seguir para sanção presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto que estabelece medidas para combater a adultização de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e apresentada em 2022, foi aprovada em votação simbólica. Como sofreu alterações, o texto retorna ao Senado antes de seguir para sanção presidencial.


O principal ponto do texto é a possibilidade de remoção imediata de conteúdos criminosos pelas plataformas digitais, mesmo sem ordem judicial. Essa exclusão deverá ocorrer após um processo formal de notificação, que poderá ser feito pela vítima, pelo Ministério Público ou por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Segundo especialistas, a medida adapta às redes sociais direitos já previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


As empresas também terão que adotar ações preventivas para evitar que crianças e jovens tenham acesso a conteúdos impróprios, como material de abuso sexual, violência e assédio. Além disso, deverão oferecer ferramentas que possibilitem o controle parental. O texto prevê ainda que contas de menores de 16 anos sejam vinculadas à identificação de um responsável, e que a verificação de idade seja feita por métodos mais eficazes do que a simples autodeclaração.


Outro ponto é a criação de uma Autoridade Nacional Autônoma, inspirada na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Esse órgão ficará responsável por regulamentar, estabelecer procedimentos e fiscalizar o cumprimento da nova lei.


Esse projeto uniu governo, oposição e especialistas, como disse o presidente da Casa, Hugo Motta, depois da aprovação: “Essa é uma pauta que está acima da radicalização, acima da polarização política que, hoje, infelizmente, o Brasil vem vivendo. Então, isso demonstra que essa é uma pauta que traz a convergência para a Casa — que traz, acima de tudo, um debate que está acima dessas questões que dividem o Parlamento".

​Últimas Notícias

22/01/26

Lula assina Medida Provisória que garante reajuste de 5,4% no piso dos professores

Novo cálculo evita aumento simbólico de R$ 18 e assegura ganho real acima da inflação para o magistério em 2026.

22/01/26

Feira dos Municípios começa em Maceió com presença da ministra Margareth Menezes

Evento reúne 80% das cidades alagoanas no Centro de Convenções para celebrar cultura, gastronomia e artesanato.

22/01/26

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações ao Oscar; Wagner Moura disputa Melhor Ator

Filme de Kleber Mendonça Filho coloca o Brasil no centro da principal premiação do cinema mundial em 2026.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page