top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Calor pode tornar área maior do que o Brasil inabitável nas próximas décadas

24/02/25

By:

Redação

De acordo com o novo estudo, até 6% do território do nosso planeta se tornará extremamente hostil à vida humana

As mudanças climáticas tornarão algumas partes da Terra quentes demais para serem habitadas. Isso não é uma novidade para a ciência, mas agora um grupo de pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, revelou que a área afetada pode ser muito maior do que imaginava.


De acordo com o novo estudo, até 6% do território do nosso planeta se tornará extremamente hostil à vida humana nas próximas décadas. Isso representa uma área maior do que a do Brasil.


Durante a pesquisa, a equipe definiu os limites incompensáveis de calor como aqueles nos quais a temperatura corporal humana aumenta incontrolavelmente. Já os limites insuperáveis envolvem a temperatura central do corpo aumentar para 42 °C em até seis horas.


Entre 1994 e 2023, as tolerâncias térmicas humanas, a combinação de temperatura e umidade acima da qual o corpo humano não consegue lidar, foram ultrapassadas em cerca de 2% da área terrestre global para adultos com menos de 60 anos.


Mais de 20% da superfície terrestre da Terra ultrapassou esse limite para adultos mais velhos, que são mais vulneráveis ao estresse térmico.


Se o pior cenário se confirmar, o calor insuportável também começaria a emergir como uma ameaça para adultos mais jovens nas regiões subtropicais mais quentes.


Certas regiões correm mais risco de cruzar os limites críticos de incompensabilidade e insuportabilidade, com pessoas na África Saariana e no sul da Ásia sendo as mais expostas.


Desde 2000, mais de 260 mil mortes relacionadas ao calor foram registradas em todo o mundo. A grande maioria, cerca de 200 mil, foram provocadas por apenas três eventos extremos, em 2003, 2010 e 2022. Os números de óbitos, no entanto, devem aumentar drasticamente nas próximas décadas.


Fonte: Olhar Digital

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page