Campanha histórica da seleção de handebol mostra que Brasil pode ir mais longe
31/01/25
By:
Redação
Seleção masculina termina Mundial em sétimo, com vitórias importantes

A seleção brasileira masculina de handebol encerrou a campanha no Campeonato Mundial, disputado na Dinamarca, Croácia e Noruega, no inédito sétimo lugar. A melhor campanha da história teve cinco vitórias e apenas duas derrotas, e mostrou que o time pode crescer ainda mais nas próximas temporadas.
Os triunfos contra Noruega, Suécia e Espanha foram imponentes e, de uma certa forma, surpreendentes. Os resultados positivos contra Chile e Estados Unidos já eram esperados. Contra Portugal, a única derrota na primeira fase, um revés doloroso após liderar 45 minutos da partida. No mata-mata com a Dinamarca, o Brasil fez o que pôde, mas acabou superado. O encontro precoce com a Dinamarca foi um misto de azar com um deslize da primeira fase.
A seleção esteve perto de vencer Portugal, liderou quase toda partida, mas acabou derrotada. Se vencesse Portugal, o confronto de quartas de final seria mais acessível, contra a Alemanha. Portugal venceu os germânicos e avançou para a semi. Croácia e França são os outros que seguem na disputa do título.
Vale lembrar que, entre 2015 e 2019, o Brasil contou com a chamada melhor geração da história do país. Mas, em Campeonatos Mundiais, o time ficou fora das quartas de final. Foi eliminada por um gol nas oitavas de final em 2015(Croácia) e 2017 (Espanha), e acabou fora do top 8 em 2019 apesar dos triunfos sobre Croácia, Islândia, Rússia e Sérvia. Nas Olimpíadas de 2016, o Brasil foi eliminado nas quartas e fechou em sétimo lugar.
Com onze jogadores que jamais disputaram Mundiais, o elenco trazia uma renovação com relação ao último ciclo, em que a seleção ficou fora das Olimpíadas de Paris.
O próximo Campeonato Mundial é em dois anos, em 2027. Até lá, o Brasil disputa torneios continentais.
Últimas Notícias





