top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Cidadania emite nota em defesa da democracia

08/01/24

By:

Redação

Partido se posiciona em dia importante para a história da democracia do país.

Há um ano, poucos dias depois da posse do governo eleito, o Brasil viu o mais grave ataque ao regime democrático do país. O dia 8 de janeiro ficou marcado na história após milhares de manifestantes invadirem e depredarem os prédios dos Três Poderes. Um ano depois, o povo brasileiro relembra este momento sombrio, mas percebendo também a vitória da democracia, um dos maiores pilares que regem o país. O partido Cidadania usou seu site na internet para tratar sobre o assunto e se posicionar em defesa da democracia.


Veja o texto na íntegra:


Há um ano, poucos dias após a posse do governo eleito, o país e o mundo assistiram, estarrecidos, o mais grave atentado contra o estado democrático de direito, desde a reconquista da democracia no Brasil. Milhares de manifestantes deslocaram-se, em Brasília, do acampamento onde foram mantidos desde o dia da eleição, para invadir e depredar os palácios da capital, símbolos arquitetônicos dos Poderes da República.


Apesar de chocante, o espetáculo deprimente não foi inesperado. O incitamento cotidiano, por meio das redes sociais, à rebelião contra a vontade popular, legitimamente aferida nas urnas, foi feito às claras. Houve planejamento e ensaios, em manifestações anteriores, tanto antes das eleições quanto após a apuração e divulgação dos resultados.


Para bem da Nação, no entanto, a defesa da democracia prevaleceu, naquele momento, sobre a violência dos partidários do autoritarismo. Cumpre reconhecer, contudo, que as condições que acionaram o gatilho do processo de rejeição à democracia em grande parte da opinião pública continuam presentes entre nós, o que demanda esforço permanente do conjunto das forças democráticas no sentido da superação dessas condições.


A democracia se alimenta da sua operação e de seus resultados no presente, mas também da memória das lutas do passado. É preciso, portanto, rememorar o ocorrido nesse dia da infâmia, para fortalecer a consciência democrática do conjunto dos cidadãos.


É constitutiva da democracia a tolerância com a diversidade de opiniões e posicionamentos. Só não é possível transigir com a opinião autoritária, com o desafio da regra democrática. É preciso, portanto, persistir na apuração das responsabilidades pelos atos criminosos, ir além da identificação e penalização dos autores materiais para fazer o peso da lei chegar aos mandantes e financiadores.

A contradição entre democratas e autoritários continua a dominar o campo da política no país. Essa situação impõe a tarefa de consolidar a unidade das forças democráticas nas eleições municipais vindouras, em particular no segundo turno das cidades de maior porte.


Manifestamos de público, portanto, uma vez mais, nosso repúdio à tentativa golpista ocorrida em 8 de janeiro de 2023.


Manifestamos nosso apoio à continuidade das investigações, até a completa elucidação dos acontecimentos, a conclusão dos processos e a punição de executores, mandantes e financiadores.

Conclamamos todas as forças democráticas ao diálogo e à cooperação na defesa da ordem constitucional.


Comissão Executiva Nacional do Cidadania

​Últimas Notícias

19/01/26

Governo federal libera R$ 12 milhões para escolas de samba do Rio

Repasse de R$ 1 milhão para cada agremiação do Grupo Especial acelera preparativos para o Carnaval 2026.

19/01/26

Morte de Raul Jungmann gera onda de homenagens entre líderes políticos

Ex-ministro da Defesa e Segurança Pública faleceu aos 73 anos vítima de um câncer no pâncreas.

18/01/26

Convite de Trump para Conselho em Gaza coloca Lula em dilema diplomático

Presidente brasileiro avalia participação em órgão internacional de paz proposto pelo mandatário dos EUA.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page