Ciro Gomes comunica saída do PDT e avalia candidatura contra o PT em 2026
18/10/25
By:
Redação
Em uma carta, Ciro citou como motivos uma crescente insatisfação com o rumo do partido

Ciro Gomes anunciou sua saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido no qual estava filiado desde 2015, por meio de carta endereçada ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. Na carta, Ciro citou como motivos uma crescente insatisfação com o rumo do partido, especialmente a aproximação do PDT com o governo do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará, e a sensação de estar “infeliz” em sua sigla atual.
Além de comunicar sua desfiliação, Ciro afirmou que está avaliando uma candidatura para as eleições de 2026, em oposição ao PT. Ele considera a possibilidade de se filiar a outras siglas como PSDB ou União Brasil, com vistas a disputar cargo estadual, no Ceará, ou até disputar nacionalmente, mas pautando-se contra o projeto petista.
O movimento marca uma guinada importante na trajetória política de Ciro, que disputou a Presidência da República em 2018 e 2022 pelo PDT e vinha sinalizando que não concorreria novamente, mas agora deixa em aberto tal possibilidade.
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





