top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Covid-19: nova variante do vírus circula na cidade do Rio de Janeiro

17/07/25

By:

Redação

A variante XFG apresenta mutações no genoma e tem sido detectada com mais frequência em diferentes países nos últimos meses

Uma nova variante XFG, do vírus SARS=Cov-2, causador da covid-19, está circulando no Sudeste, na cidade do Rio de Janeiro. O sequenciamento dos genomas virais foi feito pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atua como referência para o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) no tema.


A nova linhagem do vírus da covid-19 foi identificada em 46 novos casos que foram diagnosticados e analisados como parte de uma amostragem no município de 1º a 8 de julho, e respondeu por 62% dos genomas no período.


O Rio de Janeiro é o quarto estado do país com a presença identificada da cepa, após casos em São Paulo (2), Ceará (6) e Santa Catarina (3).


Origem no Sudeste Asiático


A linhagem XFG foi detectada  inicialmente no Sudeste Asiático, tem se espalhado em vários países e foi classificada pela OMS como uma "variante sob monitoramento" ainda em junho.


A variante apresenta mutações no genoma e tem sido detectada com mais frequência em diferentes países, além do Brasil, nos últimos meses. No entanto, não há sinais de maior gravidade da doença ou de impacto significativo na eficácia de vacinas e antivirais atuais.


Baixo risco para vacinas


Diante do quadro, o grupo consultivo da OMS considerou baixo o risco da nova variante. “A variante XFG é uma recombinante de outras duas linhagens e carrega algumas mutações na proteína spike que estão associadas a uma ligeira evasão da resposta imune, o que pode impactar na neutralização por anticorpos”, diz a virologista Paola Resende, do IOC.


“Porém, não tem evidências de aumento de gravidade clínica, nem evidências de impacto relevante na eficácia de vacinas e de antivirais. Por isso, nossa decisão, como grupo técnico da OMS, foi classificar a linhagem como variante sob monitoramento, porque requer um olhar mais atento para identificar possíveis mudanças de padrão”, completou Paola.


Casos com resultado positivo em testes rápidos mostraram que mais da metade das amostras positivas para a covid-19 apresentou a variante XFG, associada ao aumento de casos na cidade.


De 1º a 8 de julho, foram coletadas 74 amostras. Além da variante XFG, detectada em 46 casos, outra linhagem NB.1.8.1, também sob monitoramento, foi identificada em um caso. “Temos novas vacinas para a covid-19, atualizadas com a linhagem JN.1, disponíveis nas unidades do Sistema Único de Saúde [SUS] para o público prioritário. Essas vacinas continuam protegendo contra a variante XFG, principalmente contra formas sintomáticas da doença, casos graves e fatais”, disse a especialista.


“Além disso, é importante lavar as mãos e ter cautela em aglomerações. Quem estiver resfriado deve usar máscara para não transmitir para outras pessoas”, alerta a virologista. A linhagem predomina atualmente no município, embora os dados não indiquem aumento de casos graves ou óbitos.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page