Cristovam Buarque aponta erro de Lula, mas diz que presidente age certo ao enfrentar Trump
14/08/25
By:
Redação
Buarque observa que Lula apenas faz apelos para que outros se aproximem, mas não demonstra a iniciativa de ir até os seus possíveis apoiadores

O ex-senador e presidente de honra da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23, Cristovam Buarque, avalia que, embora o presidente Lula esteja agindo corretamente ao enfrentar as recentes imposições tarifárias dos Estados Unidos, como o “tarifaço”, o principal erro do petista reside na falta de ampliação de sua base de apoio.
Buarque observa que Lula apenas faz apelos para que outros se aproximem, mas não demonstra a iniciativa de ir até os seus possíveis apoiadores. Essa postura é atribuída, em parte, a preconceitos do presidente contra aqueles que não o apoiaram durante sua prisão, o que, segundo Buarque, deve ser superado em um momento de união nacional.
O presidente de honra da FAP sugere que Lula deveria tentar atrair lideranças de fora do bloco petista, como figuras do antigo PSDB e também o partido Cidadania, que já demonstrou apoio a decisões como as do ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, Buarque critica Lula por não usar a bandeira do Brasil em eventos no país, argumentando que esse símbolo não pertence apenas à direita ou aos bolsonaristas, mas, sim, a todos os brasileiros. “Lula deveria se vestir de verde e amarelo todos os dias”, afirma.
Fonte: Fundação Astrojildo Pereira
Últimas Notícias





