top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Defensoria aciona Justiça por omissão do Município diante dos impactos da mineração em Craíbas

29/07/25

By:

Redação

A instituição cobra transparência na aplicação das verbas recebidas por meio da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM)

Visando assegurar que a população de Craíbas tenha seus direitos respeitados e que os danos causados pela atividade mineradora sejam devidamente reparados, especialmente nas áreas mais impactadas pelos prejuízos ambientais e sociais, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o município de Craíbas. 


A instituição cobra transparência na aplicação das verbas recebidas por meio da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e a adoção de medidas concretas para reparar os impactos e prevenir novos danos.


Na ação, em tramitação na justiça desde junho, a Defensoria pede que o Município apresente, com urgência, prestação de contas sobre os valores já recebidos e elabore um plano de investimentos voltado à proteção de direitos fundamentais da população, como saúde, educação, segurança, moradia e lazer. Também é solicitado que esse plano contemple medidas preventivas, incluindo realocação de famílias, quando necessário.


Além disso, a ação pede a condenação do Município ao pagamento de indenização por danos morais, em razão da omissão do ente público em proteger adequadamente a população local e garantir a compensação pelos impactos sofridos.


Na ação, a defensora pública do Núcleo de Proteção Coletiva de Arapiraca, Brígida Barbosa, reforça que é dever do Poder Público aplicar esses recursos de forma transparente e direcionada às comunidades mais afetadas, garantindo reparação e prevenindo novos danos.


“A Defensoria Pública segue acompanhando o caso e reforça seu compromisso com a defesa dos direitos coletivos da comunidade craibense. O uso consciente dos recursos advindos da compensação financeira, como instrumento de implementação do princípio do desenvolvimento sustentável, deve ser um dos primeiros passos rumo ao desejável desenvolvimento sustentável, expressão que precisa, com urgência, deixar o mero campo da retórica”, pontua a defensora.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page