top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Defensoria disponibiliza nota técnica oculta do Serviço Geológico Brasileiro sobre o caso Braskem

12/03/25

By:

Redação

Documento traz informações inéditas sobre o monitoramento dos impactos da mineração

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) tornou pública, nesta terça-feira (11), uma Nota Técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que revela dados inéditos para muitas das vítimas do caso Braskem.


O documento, publicado em abril de 2022, traz informações sobre os impactos da mineração, incluindo detalhes sobre os Flexais e a Levada.


Embora o material tenha sido divulgado há quase três anos, ele só chegou ao conhecimento da Defensoria neste mês de março.


A Nota Técnica contém um mapa inédito que detalha a área afetada pelas atividades da Braskem, revelando uma extensão nunca antes vista. A análise destaca a presença de subsidência nos Flexais de Cima, Flexal de Baixo, Bom Parto e Marquês de Abrantes – regiões fora da área oficial de risco, o que coloca em dúvida a delimitação inicial. Além disso, o estudo aponta movimentações do solo além da Av. Fernandes Lima, ampliando a preocupação sobre o alcance dos impactos.


Outro ponto crítico é a falha no monitoramento. O estudo alerta para o risco de danos estruturais causados por rachaduras, possivelmente relacionadas ao afundamento do solo. No entanto, a metodologia utilizada, a interferometria, pode não ser suficiente para identificar subsidências menores que 5 mm/ano, o que pode levar à omissão de dados importantes. O relatório sugere o uso de Laser Scanner e topografia detalhada, métodos que não foram empregados até o momento, apesar da gravidade da situação.


O documento também aponta que a área de risco pode ter sido subestimada desde 2022, uma vez que a velocidade do afundamento registrada no ano anterior não foi somada à de 2018. Embora os movimentos lentos do solo não representem risco imediato à vida das pessoas, podem causar danos nos imóveis, e os impactos sociais, econômicos e psicológicos continuam sem estudos detalhados ou mitigação.


O Defensor Público Ricardo Melro afirma que serão feitas recomendações à CPRM e à Defesa Civil, incluindo a implementação de tecnologias mais precisas, como o Laser Scanner e a topografia detalhada, a revisão da delimitação da área de risco e a realização de novas inspeções nos Flexais de Cima e Baixo com a utilização de metodologias atualizadas.

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page