Democracia Inabalada: série de atos pró-democracia marcam um ano do ataque aos Três Poderes
08/01/24
By:
Redação
Há um ano, vândalos e golpistas invadiram e destruíram partes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, inconformados com a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022.

Nesta segunda-feira (8), completasse um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), por apoiadores de Jair Bolsonaro, que não aceitavam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para relembrar a importância da democracia e a força que ainda tem, uma série de atos acontecerão no país. Uma delas será no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h.
Para o ato conhecido como “Democracia Inabalada” no Congresso, Lula, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidentes do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reunirão no local, para reafirmar a importância do regime democrático. Ainda estarão presentes parlamentares, representantes do Poder Judiciário e da sociedade civil, governadores e ministros.
O Congresso Nacional espera reunir cerca de 500 convidados para a solenidade, que será marcada pela reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. A obra foi atacada durante a invasão de 8 de janeiro e uma réplica dela foi roubada. A tapeçaria de Burle passou por um cuidadoso trabalho de restauração e volta para o local de onde foi arrancada há um ano.
Últimas Notícias





