Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
09/10/25
By:
Redação
Segundo ele, a derrota não teria sido infligida ao governo, mas sim ao povo brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (8) a decisão da Câmara dos Deputados de retirar da pauta a Medida Provisória 1.303/2025, que tratava da taxação de investimentos, apostas e compensações fiscais decorrentes da revogação de decreto do IOF. Segundo ele, a MP expirou sem sequer ser votada, uma derrota que não teria sido infligida ao governo, mas sim ao povo brasileiro.
Em suas redes sociais, Lula afirmou que a medida buscava “corrigir injustiças no sistema tributário” e cobrar “a parte justa de quem lucra mais”. Para ele, ao votar pela retirada da MP, os deputados estariam agindo contra o equilíbrio fiscal, a justiça tributária e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. “Não derrotaram o governo. Derrotaram o povo brasileiro”, disse.
A MP era considerada essencial para dar sustentabilidade às contas públicas de 2026, com previsão de arrecadação adicional de R$ 20,8 bilhões e cortes de outras despesas superior a R$ 10 bilhões. Segundo o texto original, estariam sob tributação fundos de investimento, ativos virtuais e operações de bolsa, entre outros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que vai buscar alternativas para compensar a queda esperada na arrecadação. Ele afirmou que a equipe econômica analisará opções dentro das competências constitucionais para manter o equilíbrio fiscal sem abrir mão das políticas sociais.
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





