Desvalorização imobiliária e impactos na Fernandes Lima: Mineração da Braskem continua a afetar Maceió
15/02/25
By:
Redação
Especialista alerta que acomodação do solo pode alcançar principal corredor de transportes da capital

A acomodação do solo provocada pela mineração da Braskem em Maceió, que já afetou gravemente cinco bairros da capital, pode alcançar a Avenida Fernandes Lima, no Farol - o principal corredor de transportes da cidade.
A previsão é do pesquisador e engenheiro civil Abel Galindo, um dos primeiros a associar o afundamento dos bairros à atividade mineradora.
Durante inspeção na Rua Barão de José
Miguel, no Farol, Galindo alertou que imóveis na região próxima à Avenida Fernandes Lima podem sofrer desvalorização, resultando em prejuízos financeiros para os proprietários. Apesar disso, o especialista destacou que não há risco à vida dos moradores.
Segundo Galindo, o processo de afundamento das minas deve continuar por cerca de 10 anos, mesmo com o aterramento feito pela Braskem. “As minas continuam afundando e tracionando a superfície do Pinheiro, Bebedouro e Farol”, explicou.
O engenheiro ainda criticou a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal, que abrange apenas a Rua Belo Horizonte, no Pinheiro, enquanto o impacto se estende até as proximidades da Fernandes Lima.
Desvalorização e Prejuízos Financeiros
Galindo destacou que, apesar de não haver risco estrutural imediato, a desvalorização imobiliária na região é significativa.
“Os imóveis perderam valor, e bancos como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil não financiam nada na área afetada, estendendo a restrição até a Pitanguinha”, afirmou.
Monitoramento e posicionamento da Defesa Civil
A Defesa Civil de Maceió informou que mantém o monitoramento constante da região afetada com o uso de tecnologia avançada para medir a movimentação do solo.
Segundo o órgão, as decisões são validadas pela Defesa Civil Nacional e pelo Serviço Geológico do Brasil, e, até o momento, não há necessidade de atualizar o Mapa de Linhas de Ações Prioritárias.
Últimas Notícias





