Dez brasileiros estão entre capturados na flotilha de ajuda a Gaza
02/10/25
By:
Redação
Entre os brasileiros capturados estão o ativista Thiago de Ávila e Silva Oliveira e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE)

Pelo menos dez brasileiros estão entre os ativistas detidos nesta quarta-feira (1º de outubro de 2025) durante a interceptação da Flotilha Global Sumud, organizada para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A flotilha reúne cerca de 50 embarcações com suprimentos como alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.
Entre os brasileiros capturados estão o ativista Thiago de Ávila e Silva Oliveira e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que estavam a bordo da embarcação interceptada pelas forças israelenses.
A lista divulgada até agora também inclui Ariadne Catarina Cardoso Teles, Magno de Carvalho Costa, Gabrielle da Silva Tolotti, Bruno Sperb Rocha, Mariana Conti Takahashi, Lucas Farias Gusmão, Mohamad Sami El Kadri e Lisiane Proença Severo.
Além dos brasileiros, um argentino residente no Brasil, Nicolas Calabrese, também figura entre os detidos. Pelo menos 178 pessoas de várias nacionalidades foram detidas até por volta das 20h30 (hora local) pelas forças israelenses. A ativista sueca Greta Thunberg também estaria entre os capturados, segundo os organizadores da flotilha.
Em nota, a Anistia Internacional no Brasil afirmou que a ação configura violação de normas do direito internacional, ao afirmar que “nenhuma regra autoriza ataques a embarcações em livre navegação em águas internacionais”. O Itamaraty ainda não divulgou posição oficial detalhada sobre cada indivíduo detido, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou que solicitou apoio consular para os brasileiros nessa situação.
O governo de Israel, por sua vez, confirmou que as embarcações foram abordadas “com segurança” e que os detidos serão levados a um porto israelense, em resposta à acusação de que a interceptação ocorreu em águas internacionais.
Últimas Notícias





