top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Entenda o que será feito com a onça que matou caseiro no Pantanal

30/04/25

By:

Redação

O animal foi capturado na madrugada da quinta-feira (24) por uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA)

A onça-pintada responsável por atacar e matar um caseiro de 60 anos em Aquidauana, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24) por uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA). O animal, um macho com aproximadamente 94 kg — peso abaixo do normal para a espécie — foi sedado e encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.


A vítima do ataque, Jorge Avalo, foi morta na segunda-feira (21), e parte de seu corpo foi devorada pelo felino. A onça foi localizada nas proximidades do local do ataque, o que reforçou a suspeita de que seria o mesmo animal envolvido na morte.


No Cras, o felino será submetido a uma série de exames clínicos e laboratoriais, com o objetivo de avaliar sua saúde geral, identificar possíveis doenças e, inclusive, confirmar a ligação direta com a morte do caseiro. Para isso, serão colhidas amostras biológicas que poderão conter material genético da vítima.


“Como é um caso muito atípico, a partir da avaliação clínica e de sanidade, vamos ver qual doença que ele tem, porque não é normal o animal desse porte estar tão magro, e assim podemos tentar relacionar ao caso”, explicou Gediendson Araújo, pesquisador especialista em animais de grande porte do projeto Reprodução para Conservação (Reprocon).


Segundo Araújo, o peso ideal de uma onça-pintada macho adulta seria em torno de 120 kg. A condição debilitada do animal pode ter influenciado no comportamento agressivo, resultando no ataque ao humano.


Paralelamente, a Polícia Civil também abriu investigação para esclarecer as circunstâncias da morte de Jorge Avalo. Ainda não se sabe com precisão se ele foi morto diretamente pela onça ou se já estava morto quando foi parcialmente devorado.


“É um caso muito atípico, mas está muito relacionado à presença e aceitação de um animal silvestre à presença de humanos. O animal perdeu o medo de ver o homem como um predador, e acabou tendo essa situação com esse desfecho. Então a coisa é incomum de acontecer, são poucos os relatos, e é uma pena que teve uma perda humana”, completou Araújo.

​Últimas Notícias

26/01/26

13ª Feira dos Municípios encerra com recorde de público e celebração das raízes alagoanas

Evento no Centro de Convenções reuniu apresentações de Reisado, Maracatu e palestras sobre gestão cultural.

26/01/26

Lula conversa com Trump e cobra assento para Palestina em Conselho da Paz

Presidente brasileiro condicionou participação no colegiado à inclusão de representantes palestinos e foco em Gaza.

26/01/26

Brasil e FIFA lançam marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Slogan 'GO EPIC' e identidade visual com 'Brasil' escrito com 'S' foram apresentados no Rio de Janeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page