top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Estudo aponta necessidade de rever limites do desastre provocado pela Braskem em Maceió

09/08/25

By:

Redação

O documento revelou, entre outros pontos, que movimentações no solo da capital já ocorriam desde 2004

A Defensoria Pública de Alagoas promoveu, nesta sexta-feira (8), em Maceió, uma audiência pública para apresentar um relatório técnico-científico inédito sobre a subsidência do solo nos bairros afetados pela mineração. O documento revelou, entre outros pontos, que movimentações no solo da capital já ocorriam desde 2004, contrariando diagnósticos oficiais e apontando inconsistências nos boletins emitidos pela Defesa Civil Municipal e pela Braskem.


Durante a audiência, foi exposto que o deslocamento horizontal no bairro do Flexal chega a 10 milímetros por ano — o dobro do limite previsto no mapa de criticidade vigente —, reforçando a gravidade e a continuidade do fenômeno na região. O estudo foi iniciado em fevereiro de 2025, por iniciativa do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria, que solicitou dados oficiais à Defesa Civil de Maceió para embasar a análise.


Produzido com critérios internacionais de precisão científica e independência metodológica, o relatório foi elaborado por especialistas do INPE, UFES, University of Leipzig, Leibniz University Hannover e GFZ, garantindo uma avaliação técnica de alto rigor.


A audiência contou com a participação de moradores, instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. Segundo o defensor público Ricardo Melro, embora o evento fosse aberto a todos, o principal público-alvo do relatório são as vítimas do colapso ambiental.
“O relatório é independente e não veio para agradar nem a Braskem, nem ninguém”, afirmou.


Melro também informou que o documento será encaminhado ao prefeito JHC e ao coordenador-geral da Defesa Civil. Caso não haja uma resposta adequada, a Defensoria pretende recorrer ao Judiciário.

​Últimas Notícias

22/01/26

Lula assina Medida Provisória que garante reajuste de 5,4% no piso dos professores

Novo cálculo evita aumento simbólico de R$ 18 e assegura ganho real acima da inflação para o magistério em 2026.

22/01/26

Feira dos Municípios começa em Maceió com presença da ministra Margareth Menezes

Evento reúne 80% das cidades alagoanas no Centro de Convenções para celebrar cultura, gastronomia e artesanato.

22/01/26

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações ao Oscar; Wagner Moura disputa Melhor Ator

Filme de Kleber Mendonça Filho coloca o Brasil no centro da principal premiação do cinema mundial em 2026.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page