top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ex-prefeita de Maribondo Leopoldina Amorim é declarada inelegível até 2032

09/09/25

By:

Decisão da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, foi proferida na segunda-feira

A Justiça Eleitoral declarou a inelegibilidade da ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Maria de Oliveira Amorim, e dos candidatos derrotados em 2024, Jorge Antônio Amorim Marques Luz (Jorjão) e Claudivan Florentino de Almeida. A decisão da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, foi proferida na segunda-feira, 8.


A sentença, assinada pelo juiz eleitoral Vinícius Augusto de Souza Araújo, atendeu à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação "O Avanço é Agora" (PDT/MDB/PSB), liderada pelo prefeito Bruno Teixeira. O processo apontou abuso de poder político e contratações irregulares em setores da administração municipal.


Segundo a decisão, foram realizadas admissões em datas próximas ou dentro do período vedado pela legislação eleitoral, sem justificativas que configurassem urgência. Testemunhas relataram que iniciaram suas funções semanas depois das datas oficiais registradas em contrato, o que levantou indícios de retroação documental.


O juiz destacou também a omissão da Prefeitura diante de pedidos formais de informação e a ausência de atualização do Portal da Transparência, considerada uma prática que dificultou a fiscalização. Para o magistrado, esse comportamento representou tentativa de ocultação de dados públicos.


Na sentença, consta: "No que se refere à então Prefeita de Maribondo/AL, Leopoldina Maria de Oliveira Amorim, restou demonstrado que foi a autoridade responsável pelas contratações irregulares, realizadas em data imediatamente limítrofe ao início da vedação legal [...] Sua conduta, além de configurar abuso de poder político em benefício de candidaturas, atrai a incidência da penalidade de inelegibilidade pelo prazo de 8 (oito) anos subsequentes ao pleito de 2024, nos termos do art. 22, XIV, da LC nº 64/90."


Além da inelegibilidade de oito anos, foi aplicada multa mínima prevista em lei à ex-prefeita. O juiz ainda determinou a nulidade dos contratos irregulares de 2024 e o envio de cópias do processo ao Ministério Público Estadual para apuração de possível prática de improbidade administrativa.




Fonte: Emergência 190.com

​Últimas Notícias

21/01/26

Jair Bolsonaro completa primeira semana preso na Papuda em Brasília

Ex-presidente segue rotina de visitas restritas e acompanhamento jurídico enquanto aliados buscam recursos no STF.

21/01/26

Visita de Lula a Alagoas sofre ajustes; inauguração de residenciais em Maceió está mantida

Presidente deve entregar mais de 1,7 mil unidades habitacionais no bairro Santa Amélia na próxima sexta-feira.

21/01/26

Ibovespa rompe recorde histórico e ultrapassa marca de 166 mil pontos

Otimismo do mercado financeiro é impulsionado por dados positivos da economia e fluxo de capital estrangeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page