top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Fiocruz alerta que gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos

16/05/25

By:

Agência Brasil

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (15) faz uma alerta sobre o vírus da influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre as crianças.


Foi registrado também um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados do Centro-Sul e nas regiões do Norte e Nordeste.

Em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o número de casos de SRAG em crianças pequenas, associado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vem apresentando sinais de desaceleração ou até de reversão.


“Apesar disso, ainda não é o momento de relaxar os cuidados nessas regiões, já que a incidência de casos continua alta ou moderada”, avalia a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.


A especialista chama a atenção que a mortalidade por SRAG nas crianças pequenas se aproxima da observada nos idosos. A principal causa de mortalidade por SRAG nos idosos é o vírus da influenza A, seguida pela Covid-19. Já nas crianças, o VSR permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG, seguido pelo rinovírus e pela influenza A.


Tatiana Portella orienta que as pessoas dos grupos mais vulneráveis se vacinem contra o vírus da influenza o quanto antes. Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença. “Além disso, reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com maior aglomeração de pessoas e, principalmente, em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado”, alertou a pesquisadora.


Casos de SRAG


O boletim mostra sinal de aumento de casos de SRAG em diversos estados, tanto nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) quanto nas de curto prazo (últimas 3 semanas). Esse cenário se deve ao crescimento de SRAG nas crianças pequenas, associado principalmente ao VSR, e na população de jovens, adultos e idosos, associado ao vírus da influenza A.


O VSR mantém uma incidência expressiva tanto de incidência quanto de mortalidade por SRAG em crianças pequenas. Outros vírus de destaque nessa faixa etária são o rinovírus e a influenza A. A influenza A, além de ser a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos, é uma das três principais razões de óbitos por SRAG em crianças pequenas.


Estados


Ao todo, 15 das 27 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.


Outros oito estados também apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, porém sem sinal de crescimento de longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

​Últimas Notícias

25/01/26

Estratégia 2026: Lula tenta se desvincular do rótulo de 'pai dos pobres' para ampliar base

Presidente inicia ano eleitoral focado em diálogo com classe média e setores produtivos.

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page