top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Glauber Braga desafia Lira em seu reduto político: ato contra cassação em Alagoas

09/06/25

By:

Redação

No recurso enviado à CCJ, na terça-feira (22), o deputado reclama de cerceamento da defesa e volta a citar “perseguição” do ex-presidente da Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) recorreu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contra o parecer favorável à cassação do seu mandato votado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.


No recurso enviado à CCJ, na terça-feira (22), o deputado reclama de cerceamento da defesa e volta a citar “perseguição” do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).


De acordo com a defesa do deputado, o relator do caso na Comissão de Ética, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), “indeferiu a oitiva de quatro testemunhas que ajudariam a comprovar exatamente as provas relativas ao modus operandi do MBL e seus membros e à perseguição e atos de Arthur Lira” contra Glauber.


A decisão da Comissão de Ética sobre a cassação do mandato parlamentar de Glauber foi motivada pela "expulsão" de um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional feita a empurrões e chutes pelo deputado em abril de 2024.


Segundo a defesa de Glauber, o deputado Paulo Magalhães já teria se envolvido em um episódio de agressão física na sede da Câmara, o que o impediria de atuar nesse caso.


Além disso, Glauber alega que a cassação do seu mandato é uma pena desproporcional aos seus atos.


No recurso à CCJ, a defesa diz que Glauber “não pretende a reavaliação do mérito, mas que, a partir dos fatos, provas e circunstâncias, se restabeleça a ordem constitucional e regimental, por exemplo declarando inexistência de justa causa, de aptidão da inicial (inépcia), da desproporcionalidade ou não razoabilidade da pena de cassação de mandato, ou de que pelos fatos acontecidos não é possível penalização pela cassação”.


O recurso do parlamente poderá ser analisado pela CCJ na quinta-feira (24).


Lira nega perseguição


Glauber e o seu partido foram os responsáveis pela ação que fez o Supremo Tribunal Federal (STF) travar as emendas parlamentares em 2024. Na avaliação de aliados do deputado, a cassação seria uma espécie de retaliação de Lira por conta da atuação junto ao Supremo.


Na época dos embates sobre as emendas parlamentares, Glauber proferiu diversas ofensas contra Lira e disse que o então presidente da Câmara havia “sequestrado” o Orçamento com a execução das emendas.


Ao comentar o caso em suas redes sociais, Lira negou perseguição contra Braga. 


“De minha parte, refuto veementemente mais essa acusação ilegítima por parte do deputado Glauber Braga e ressalto que qualquer insinuação da prática de irregularidades, descasada de elemento concreto de prova que a sustente, dará ensejo à adoção das medidas judiciais cabíveis”, afirmou Lira.





Fonte: Gazeta do Povo

​Últimas Notícias

25/01/26

Estratégia 2026: Lula tenta se desvincular do rótulo de 'pai dos pobres' para ampliar base

Presidente inicia ano eleitoral focado em diálogo com classe média e setores produtivos.

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page