top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Globo recorre ao STF contra renovação obrigatória de contrato com TV Gazeta

27/08/25

By:

A renovação deve ser feita por cinco anos a partir 1º de janeiro de 2024, ou seja, até janeiro de 2028

A TV Globo apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para suspender os efeitos das decisões do Superior Tribuna de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que obrigam a emissora a renovar por mais cinco anos o contrato de afiliação com a TV Gazeta, empresa do ex-presidente Fernando Collor.Em uma derrota à Globo, o STJ confirmou, no último dia 19, a decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas no sentido de que o contrato deveria ser renovado compulsoriamente para garantir a preservação da Gazeta, em processo de recuperação judicial. A renovação deve ser feita por cinco anos a partir 1º de janeiro de 2024, ou seja, até janeiro de 2028.


Uma das razões pelas quais a emissora não quis renovar o contrato de afiliação, encerrado em dezembro de 2023, foi o fato de Fernando Collor ter usado a TV Gazeta para cometer crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Collor foi condenado pelo STF a oito anos e dez meses de cadeia e cumpre pena em prisão domiciliar.Ao acionar o Supremo, a defesa da Globo afirmou que essas decisões, tomadas no contexto de um contrato que envolve uma concessão pública de TV, representam “lesões às ordens pública, econômica e social” e são uma “intervenção direta do Poder Judiciário na liberdade de programação da emissora”.


“Impedir que a Globo escolha a sua afiliada em uma determinada localidade é obrigá-la a transmitir sua programação por meio de emissora em quem não confia, e ter seu nome, marca e credibilidade associados a conteúdo local que pode não estar em consonância com o dever de cuidado que sempre é adotado na escolha do que transmite”, afirmaram os advogados da Globo, entre seus argumentos. A ação chega a falar no risco de disseminação de fake news pelo canal de Collor.O recurso da Globo impetrado na noite do último domingo e encaminhado diretamente ao presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso. 


A empresa carioca voltou a dizer que o motivo de não renovar com a emissora alagoana foi o uso político da TV Gazeta, cujo dono foi preso e cumpre medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, acusado de liderar um esquema de corrupção, envolvendo recebimento de propina da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras.No último dia 19, a terceira turma do STJ negou o pedido da Globo, por 3 votos a 2, e decidiu manter a renovação compulsória por cinco anos, imposta pela Justiça de Alagoas, mesmo com a TV Gazeta em recuperação judicial e acusada de dar calote em colaboradores demitidos.


PLACAR APERTADO

Como o placar no STJ foi apertado – 3 a 2 para a Gazeta –, a TV Globo decidiu recorrer da decisão que a obrigada a renovar o contrato a emissora de Collor, visando evitar uma falência do canal. No entanto, a decisão cabe recurso e mantém a disputa entre as duas emissoras, iniciada em 2023.


Na decisão do STJ, pesou o voto do ministro alagoano Humberto Martins, que deu ganhou de causa à Gazeta. Na votação, a maioria dos ministros decidiu manter decisão do TJ/AL, que autorizou a prorrogação do vínculo por mais cinco anos, reconhecendo a essencialidade do acordo para a sobrevivência da emissora alagoana, responsável por mais de 70% do faturamento do grupo e pelo sustento de cerca de 200 empregos diretos.




Fonte: Tribuna Independente

​Últimas Notícias

22/01/26

Lula assina Medida Provisória que garante reajuste de 5,4% no piso dos professores

Novo cálculo evita aumento simbólico de R$ 18 e assegura ganho real acima da inflação para o magistério em 2026.

22/01/26

Feira dos Municípios começa em Maceió com presença da ministra Margareth Menezes

Evento reúne 80% das cidades alagoanas no Centro de Convenções para celebrar cultura, gastronomia e artesanato.

22/01/26

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações ao Oscar; Wagner Moura disputa Melhor Ator

Filme de Kleber Mendonça Filho coloca o Brasil no centro da principal premiação do cinema mundial em 2026.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page