Governo Federal reconhece eficiência fiscal da Prefeitura de Maceió
23/10/25
By:
Redação
O prefeito JHC comemorou o reconhecimento como “um novo momento de eficiência e transparência” para a capital alagoana

O governo federal, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reconheceu nesta quarta‐feira (22) a excelente eficiência fiscal da Maceió sob a gestão do prefeito JHC, com a concessão da nota máxima A+ no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) e no indicador de Capacidade de Pagamento (CAPAG) para o município.
O índice avalia a consistência, transparência e integridade das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Siconfi, sistema gerido pela STN. Maceió, que em 2020 ocupava posição entre as últimas capitais em transparência contábil, alcançou agora a 1ª colocação estadual e nivelou‐se entre os melhores municípios da federação.
De acordo com a prefeitura, a virada se deu com a criação da Contadoria Geral do Município, ligada à Secretaria Municipal de Fazenda, via Lei Delegada No 005/2023, que reorganizou a estrutura de controladoria e contabilidade da administração municipal.
Na avaliação oficial, a nota A+ na CAPAG abre caminho para que Maceió tenha acesso mais ágil a operações de crédito federais, investimentos e convênios, pois sinaliza solvência, estabilidade e governança confiável.
O prefeito JHC comemorou o reconhecimento como “um novo momento de eficiência e transparência” para a capital alagoana, destacando que “foi um trabalho baseado em dados, não em achismos” e que o resultado mostra que “é possível inovar na política e no serviço público com seriedade e compromisso”.
Ainda segundo o município, os avanços contribuíram para a realização inédita de investimentos superiores a R$ 1 bilhão nos últimos três anos, além de consolidar processos internos, padronização contábil e integração de sistemas de informação.
Últimas Notícias





