Graça Carvalho e Adnael lançam O Sítio das Árvores Mágicas na Bienal do Livro em AL
26/09/25
By:
O lançamento vai acontecer dia 2 de novembro

De autoria da jornalista e advogada Graça Carvalho e com ilustrações do arquiteto, designer gráfico, chargista e cartunista Adnael, “O Sítio das Árvores Mágicas” abre suas páginas para a criançada colocar os pés no chão e as mãos na terra, numa viagem ao fantástico mundo da imaginação. O lançamento vai acontecer dia 2 de novembro, às 16 horas, no estande da Editora Performance, na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
A autora e o ilustrador Adnael têm em comum o fato de serem do interior – ele, de Arapiraca (AL) e ela, de Arcoverde (PE) – e de terem morado na Residência Universitária de Alagoas (RUA), quando estudavam na Ufal. “Também temos em comum o fato de pertencermos a uma geração que, na infância, brincava na rua, subia em árvore, e tinha muito contato com a natureza”, ressalta Graça.
Para a autora, o universo da Literatura Infantil brasileira resiste, mesmo diante de uma realidade cada vez mais virtual, porque, muitos pais, avós e profissionais da Educação, querem os dedinhos da meninada vivenciando a experiência de tocar em livros. De sentir o cheiro de uma boa narrativa. Ainda querem sentar para contar as estórias e viajar por “links” que conectam com a imaginação de uma forma singular, sem a massificação produzida pelos caminhos da inteligência artificial.
“Brincar na rua, com primos, primas, amigos e amigas, correr descalça, tomar banho de chuva, ouvir histórias e inventar o que fazer com intermináveis dias de férias. Sim, era outra época, e por que as crianças de hoje não conseguem pisar no chão e, ao mesmo tempo, ser criança do seu tempo?”, questiona Graça.
E foi justamente refletindo sobre a força da Literatura Infantil, para formação de leitores criativos e críticos, que a narrativa foi surgindo, misturada às lembranças de infância da autora. As memórias infantis de Adnael também à tona, durante o processo de ilustração da obra.
“Amo desenhar e pintar as histórias que me contam. E essa que a Graça escreveu me fez lembrar minha infância. Aí, soltei minha imaginação e desenhei e pintei tudinho”, afirma o ilustrador Adnael, em linguagem bem direcionada à criançada, na apresentação do livro.
A história é protagonizada por Mariana e Pedrinho, que, de tão encantados com experiência das férias no sítio dos avós, acabam aguçando sua imaginação e “criando” seu próprio sítio em um apartamento vazio, dos seus pais. No final da narrativa, um convite à meninada leitora para idealização do seu “Sítio das Árvores Mágicas”.
Com ilustrações atrativas, que estimulam a imaginação, revelam nuances da cultura do campo e da cidade, e facilitam a comunicação da obra com o público leitor, o livro também reforça a importância do contato da criança com elementos ligados à preservação do meio ambiente.
Fonte: História de Alagoas
Últimas Notícias





