top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

IMA alerta para riscos do período seco e reforça trabalho de conscientização sobre queimadas irregulares

04/09/25

By:

Monitoramento e fiscalização de focos de queimada contribuem com preservação da flora e fauna em Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) atua na proteção da fauna e da flora em diversos setores do órgão, entre eles o de Supervisão de Geoprocessamento (Sugeo), que monitora e divulga semanalmente os focos de queimadas que ocorrem em todo o estado, analisando dados que podem indicar se a origem é humana ou natural.


Com a chegada do período mais seco do ano, aumenta o número de queimadas, inclusive em áreas de proteção ambiental, o que reforça a necessidade de intensificar o monitoramento e a conscientização da população para reduzir os riscos e preservar o meio ambiente.


Segundo o supervisor de geoprocessamento, Daniel da Conceição, isso acontece porque há a redução das chuvas e, consequentemente, o aumento do período de estiagem. “Sobretudo nos meses de setembro a março, com a queda da umidade e o aumento da incidência do sol, a vegetação fica mais seca, e tudo isso cria condições favoráveis para a propagação do fogo e o desmatamento ilegal”, explicou.


Em Alagoas, de janeiro a agosto de 2025, foram registrados 5.669 focos de queimadas, sendo 1.559 em áreas de vegetação e 432 em unidades de conservação (UCs), das quais 410 ocorreram em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e 15, em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O número representa uma queda de 17,51% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 6.872 focos, sendo 1.579 em vegetação e 490 em UCs.


Todos esses dados são disponibilizados para a sociedade por meio de um relatório de queimadas, divulgado semanalmente no site do órgão. O levantamento também auxilia o trabalho realizado pela Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi), pois, além do monitoramento via satélite, que permite identificar os focos de calor, equipes de fiscalização vão até os locais sinalizados para verificar possíveis indícios de ação humana ilegal e identificar os responsáveis.


As queimadas realizadas de forma irregular destroem habitats, causam a morte de animais e plantas e levam à perda de biodiversidade, afetando a qualidade do solo e prejudicando a regeneração do ecossistema a longo prazo. O uso do fogo sem a autorização devida configura infração ambiental, podendo gerar penalidades previstas na legislação. A multa para a queima de uma área sem autorização pode chegar a até R$ 10 mil por hectare em áreas remanescentes de vegetação nativa, enquanto em florestas cultivadas pode ser de até R$ 5 mil por hectare.


Além de intensificar a fiscalização em todo o estado, priorizando áreas mais vulneráveis, como unidades de conservação e APAs, as equipes verificam denúncias recebidas por meio do aplicativo IMA Denuncie, monitoram propriedades rurais e orientam produtores sobre práticas seguras de manejo da vegetação.




Fonte: O Fato AL

​Últimas Notícias

21/01/26

Jair Bolsonaro completa primeira semana preso na Papuda em Brasília

Ex-presidente segue rotina de visitas restritas e acompanhamento jurídico enquanto aliados buscam recursos no STF.

21/01/26

Visita de Lula a Alagoas sofre ajustes; inauguração de residenciais em Maceió está mantida

Presidente deve entregar mais de 1,7 mil unidades habitacionais no bairro Santa Amélia na próxima sexta-feira.

21/01/26

Ibovespa rompe recorde histórico e ultrapassa marca de 166 mil pontos

Otimismo do mercado financeiro é impulsionado por dados positivos da economia e fluxo de capital estrangeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page