Itália acorda em greve geral e com manifestações contra Israel
03/10/25
By:
Redação
A paralisação e os protestos ocorrem após ativistas, edifícios estudantis e cidadãos da missão serem detidos pelas forças israelenses em águas internacionais

A Itália iniciou nesta sexta-feira (3) uma greve geral convocada por grandes sindicatos em protesto contra a interceptação da Flotilha Global Sumud por Israel, que transportava ajuda humanitária para Gaza. A paralisação e os protestos ocorrem após ativistas, edifícios estudantis e cidadãos da missão serem detidos pelas forças israelenses em águas internacionais.
A Confederação-Geral Italiana do Trabalho (CGIL) e a União Sindical de Base (USB) lideram o movimento. Eles acusam o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni de abandono em relação aos cidadãos italianos a bordo da flotilha e de violar preceitos constitucionais ao não agir com mais firmeza diante das detenções.
Nas principais cidades do país, incluindo Roma, Milão, Turim, Gênova e Bolonha, escolas e universidades foram ocupadas por estudantes em solidariedade aos ativistas detidos. Municípios portuários registram bloqueios: portos como os de Gênova e Livorno têm suas atividades comprometidas, e estradas e vias férreas também sofrem interrupções.
Os transportes públicos estão seriamente afetados. Há relatos de trens com atrasos, cancelamentos, e interrupções diversas no tráfego ferroviário. Também há interrupções no setor logístico, no ensino público e em serviços administrativos.
Do lado político, Meloni criticou os protestos, afirmando que não espera que sindicatos provoquem paralisação numa sexta-feira para colocar em prática algo tão radical. Por outro lado, os sindicatos dizem que a mobilização é “um aviso” ao governo para que ele assuma uma postura mais clara a favor da proteção de civis na guerra em Gaza e interrompa cooperação militar ou comercial que possa favorecer ações de Israel.
Até o momento, pelo menos 22 cidadãos italianos foram detidos por Israel nos navios da flotilha. As autoridades italianas informam que aqueles detidos estão recebendo assistência consular.
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





