top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Itália acorda em greve geral e com manifestações contra Israel

03/10/25

By:

Redação

A paralisação e os protestos ocorrem após ativistas, edifícios estudantis e cidadãos da missão serem detidos pelas forças israelenses em águas internacionais

A Itália iniciou nesta sexta-feira (3) uma greve geral convocada por grandes sindicatos em protesto contra a interceptação da Flotilha Global Sumud por Israel, que transportava ajuda humanitária para Gaza. A paralisação e os protestos ocorrem após ativistas, edifícios estudantis e cidadãos da missão serem detidos pelas forças israelenses em águas internacionais.


A Confederação-Geral Italiana do Trabalho (CGIL) e a União Sindical de Base (USB) lideram o movimento. Eles acusam o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni de abandono em relação aos cidadãos italianos a bordo da flotilha e de violar preceitos constitucionais ao não agir com mais firmeza diante das detenções.


Nas principais cidades do país, incluindo Roma, Milão, Turim, Gênova e Bolonha, escolas e universidades foram ocupadas por estudantes em solidariedade aos ativistas detidos. Municípios portuários registram bloqueios: portos como os de Gênova e Livorno têm suas atividades comprometidas, e estradas e vias férreas também sofrem interrupções.


Os transportes públicos estão seriamente afetados. Há relatos de trens com atrasos, cancelamentos, e interrupções diversas no tráfego ferroviário. Também há interrupções no setor logístico, no ensino público e em serviços administrativos.


Do lado político, Meloni criticou os protestos, afirmando que não espera que sindicatos provoquem paralisação numa sexta-feira para colocar em prática algo tão radical. Por outro lado, os sindicatos dizem que a mobilização é “um aviso” ao governo para que ele assuma uma postura mais clara a favor da proteção de civis na guerra em Gaza e interrompa cooperação militar ou comercial que possa favorecer ações de Israel.


Até o momento, pelo menos 22 cidadãos italianos foram detidos por Israel nos navios da flotilha. As autoridades italianas informam que aqueles detidos estão recebendo assistência consular.

​Últimas Notícias

20/01/26

Lula antecipa reforma ministerial e pede que Gleisi Hoffmann dispute o Senado em 2026

Decisão presidencial inicia movimentação nas peças de articulação política do Palácio do Planalto.

20/01/26

FMI revisa para baixo crescimento do Brasil em 2026 em meio a cautela global

Fundo projeta expansão de 1,6% para o PIB brasileiro, citando juros elevados como principal entrave.

20/01/26

Verão 2026 deve injetar R$ 2,8 bilhões na economia de Alagoas

Maceió lidera o ranking de destinos mais procurados do Brasil, impulsionando o setor de serviços e hotelaria.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page