top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Justiça barra construção de espigão em Guaxuma por falta de documentação

10/10/25

By:

Cadaminuto

Na ocasião, foram expedidas recomendações para que o Município suspendesse e anulasse licenças ambientais e urbanísticas concedidas para a construção de grandes edifícios

As tratativas entre o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça da Capital (especializada em Urbanismo), e a Prefeitura de Maceió tiveram início em janeiro de 2025. Na ocasião, foram expedidas recomendações para que o Município suspendesse e anulasse licenças ambientais e urbanísticas concedidas para a construção de grandes edifícios, os chamados “espigões”, na região do Litoral Norte de Maceió.


A Prefeitura acatou as orientações, mas a empresa Edifício Rivage Spe Ltda ingressou com mandado de segurança cível, com pedido de liminar, buscando autorização para prosseguir com o empreendimento “Edifício Rivage”. Contudo, a Justiça reconheceu a validade da recomendação ministerial e entendeu que as licenças só podem ser concedidas após a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), indeferindo o pedido da construtora.


Na decisão, a empresa argumentou possuir direito líquido e certo à obtenção do alvará e classificou a suspensão do processo administrativo, baseada na Recomendação nº 10 da 66ª Promotoria de Justiça, como ato ilegal. Entretanto, o juiz destacou que o Ministério Público apresentou documentação sólida e consistente, comprovando a legalidade de suas ações e reafirmando que o EIV é requisito indispensável para qualquer obra de grande porte.


O entendimento também foi reforçado pelo parecer nº 112/2025/GPG, da Procuradoria-Geral do Município, que reconheceu a complexidade das questões levantadas pelo MPAL e acatou parcialmente a recomendação, determinando a obrigatoriedade do EIV.


Segundo a sentença, a exigência do Estudo de Impacto de Vizinhança não deve ser vista como um ato arbitrário do Ministério Público, mas como uma medida necessária para prevenir e mitigar problemas urbanísticos e ambientais na região. “As recomendações emitidas pelo Ministério Público estão integralmente respaldadas na legislação. A Justiça agiu com plena legalidade, analisando cuidadosamente o caso e reconhecendo que a exigência do EIV é um exercício legítimo de atribuição administrativa. Há base técnica e jurídica suficiente para assegurar tanto a proteção ambiental quanto a ordenação urbana. Como órgão fiscalizador, não poderíamos nos omitir dessa responsabilidade. O objetivo é garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da população local”, destacou o promotor de Justiça Jorge Dória, titular da 66ª Promotoria de Justiça.


O que é IEV?


O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) avalia os efeitos positivos e negativos de um empreendimento sobre o entorno — considerando aspectos como adensamento populacional, mobilidade, serviços públicos e qualidade de vida.


O descumprimento das recomendações do MPAL pode levar à judicialização, como ocorreu em agosto de 2025, quando a Justiça determinou a suspensão das obras do Edifício Rivage, projeto de 20 andares previsto para o bairro de Guaxuma, no litoral norte de Maceió.

​Últimas Notícias

20/01/26

Lula antecipa reforma ministerial e pede que Gleisi Hoffmann dispute o Senado em 2026

Decisão presidencial inicia movimentação nas peças de articulação política do Palácio do Planalto.

20/01/26

FMI revisa para baixo crescimento do Brasil em 2026 em meio a cautela global

Fundo projeta expansão de 1,6% para o PIB brasileiro, citando juros elevados como principal entrave.

20/01/26

Verão 2026 deve injetar R$ 2,8 bilhões na economia de Alagoas

Maceió lidera o ranking de destinos mais procurados do Brasil, impulsionando o setor de serviços e hotelaria.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page