top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Justiça determina suspensão parcial de greve dos professores em Maceió

04/06/25

By:

TNH1

A decisão, proferida em sede de tutela de urgência, atende em parte o pedido feito pelo Município de Maceió

A Juíza Adriana Carla Feitosa Martins, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), determinou nessa terça-feira (3) a suspensão da greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), que atinge toda a rede municipal de ensino de Maceió desde o dia 5 de maio. 


A decisão, proferida em sede de tutela de urgência, atende em parte o pedido feito pelo Município de Maceió.


Na decisão, a magistrada reconhece que, embora o direito de greve seja constitucional, ele deve ser exercido dentro dos limites legais e sem causar prejuízos a direitos fundamentais, como o acesso à educação e à alimentação escolar. “A greve deflagrada pelos profissionais da educação atenta contra direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, assegurados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou a juíza.


O município alegou que no último dia 20 de maio de 2025 foi aprovada a Lei Municipal que concedeu aumento de 5% (cinco por cento) aos servidores do Poder Executivo do Município de Maceió, sendo uma parcela de 2,5% a partir do mês de maio de 2025 e os outros 2,5% a partir do mês de outubro de 2025.

Segundo os autos, o Sinteal chegou a reivindicar, inicialmente, um reajuste de 19,81%, depois reduzido para 13,06%, mas rejeitou a proposta da gestão municipal.


Ao analisar o caso, a magistrada destacou que, “na realidade social brasileira, em que as escolas vão além das aulas, a greve dos profissionais da educação não pode inviabilizar a ida dos alunos à escola, devendo-se manter integralmente serviços da educação infantil e os básicos da fundamental, como alimentação, segurança e pedagógicos mínimos”.


Além da suspensão da greve, a decisão determina multa diária de R$ 5 mil ao sindicato em caso de descumprimento. O Sinteal foi intimado a apresentar contestação no prazo de 15 dias, e a Secretaria Municipal de Educação foi oficialmente comunicada sobre a medida.

​Últimas Notícias

25/01/26

Estratégia 2026: Lula tenta se desvincular do rótulo de 'pai dos pobres' para ampliar base

Presidente inicia ano eleitoral focado em diálogo com classe média e setores produtivos.

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page