Leão XIV: conheça quem é o novo Papa escolhido pelo conclave
08/05/25
By:
Redação
Sucessor de Francisco, Robert Prevost é o primeiro pontífice norte-americano da história

O cardeal americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Nascido em Chicago, Illinois, o novo líder da Igreja Católica é o primeiro cardeal estadunidense eleito pontífice.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, Prevost apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirige ao público de fiéis presentes.
Robert Prevost
Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
Depois da experiência como missionário na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.
Leão XIV
O nome papal escolhido por Prevost foi usado pela primeira vez pelo 45° líder da Igreja Católica, eleito em 29 de setembro de 440. Ele era um aristocrata de origem italiana e foi o primeiro a receber o título de "o Grande". Segundo estudiosos católicos, Leão I foi muito importante para a centralização da autoridade espiritual na Igreja e na reafirmação da autoridade papal.
A última vez que um papa usou o nome "Leão" foi em 20 de julho de 1903, quando Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, o Leão XIII, morreu.
Ele viveu até os 93 anos e é o segundo pontífice mais longevo. Além disso, o religioso teve o quarto reinado mais longo da história da Igreja Católica, que começou em 3 de março de 1878, com mais de 25 anos de exercício.
*com CNN Brasil e SBT News
Últimas Notícias





