top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Legislação: Suprema Corte dos EUA rejeita recurso e mantém lei que pode banir TikTok

18/01/25

By:

Redação

Texto aprovado pelo Congresso e assinado por Biden em abril de 2024 define que ByteDance tem até 19 de janeiro para vender rede social

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a lei que obriga a ByteDance a vender o TikTok é constitucional e se aplica neste caso. Com isso, a rede social continua sujeita a ser banida do país, onde tem mais de 170 milhões de usuários.


No entendimento dos juízes, a decisão do Congresso de obrigar a venda da plataforma por preocupações de segurança nacional é constitucional e não viola os direitos de liberdade de expressão previstos na Primeira Emenda.


A decisão da Suprema Corte foi unânime e considera que as preocupações de segurança envolvendo o TikTok são bem fundamentadas, mencionando a coleta de dados de usuários e o relacionamento com um adversário estrangeiro.


O veredito vem em resposta a um recurso apresentado pela companhia chinesa ByteDance, dona do TikTok, argumentando que a lei fere a liberdade de expressão dos usuários e da própria empresa.


O que acontecerá com o TikTok nos EUA?


De acordo com a lei aprovada pelo Congresso em abril de 2024, a ByteDance tem até este domingo (19/01) para vender o TikTok. Caso isso não aconteça, a rede social fica proibida de operar nos EUA.


Para colocar isso em prática, os provedores de internet precisarão cortar o acesso ao TikTok, sob pena de US$ 5 mil para cada usuário que puder entrar na plataforma. Além disso, Apple e Google não poderão mais oferecer o aplicativo da rede social em suas lojas.


No entanto, existe a possibilidade de que isso não se torne realidade. De acordo com a ABC News, o governo de Joe Biden não tomará nenhuma medida para cumprir a lei, deixando para Donald Trump, seu sucessor, decidir.


Um oficial da Casa Branca disse à publicação que não será possível implementar a proibição porque ela começará a valer no feriado antes da posse, cabendo ao próximo governo colocar a lei em prática. Trump assume o cargo no dia 20 de janeiro, um dia depois da proibição do TikTok entrar em vigor.


A campanha para banir o TikTok começou em 2020 com o próprio Trump, mas não obteve sucesso. Durante a campanha presidencial de 2024, ele mesmo disse que “salvaria” a rede social. Após a vitória, o presidente eleito afirmou que a plataforma tem um “lugar especial” em seu coração.


Nas últimas semanas, políticos ligados a Trump afirmaram que o futuro presidente tem planos para “preservar” o TikTok, que podem incluir uma ordem executiva para suspender a aplicação da lei.


Nesta sexta-feira (dia 17/01), o presidente eleito dos EUA relevou ter conversado sobre a rede social e outros assuntos com o presidente da China, Xi Jinping, e afirmou que tomará uma decisão sobre o assunto.


Fontes ligadas à ByteDance afirmaram que a empresa planejava encerrar as operações nos EUA caso a Suprema Corte fosse favorável à lei.


O CEO do TikTok, Shou Zi Chow, publicou um vídeo em que agradece a Trump pelos esforços para encontrar uma solução para a rede social, mas não revela o que a empresa fará quando a proibição entrar em vigor.

​Últimas Notícias

29/01/26

Articulação para 2026: Filiação de Caiado ao PSD sinaliza chapa de centro com MDB

Movimento estratégico de Gilberto Kassab busca isolar extremos e consolidar alternativa de oposição moderada.

29/01/26

Anvisa aprova novas regras para o cultivo e uso de cannabis medicinal no Brasil

Medida visa facilitar o acesso de pacientes a tratamentos e regularizar a produção nacional sob normas rígidas de segurança.

29/01/26

Copom mantém Selic em 10,50%, mas sinaliza início de cortes para março

Em decisão unânime, Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que estabilidade inflacionária permite flexibilização em breve.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page