Lula e Trump conversam por telefone nesta segunda (06): "Diálogo positivo"
06/10/25
By:
Redação
A ligação de aproximadamente 30 minutos

Em uma ligação de aproximadamente 30 minutos nesta segunda-feira (6 de outubro de 2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promoveram o primeiro encontro diplomático de vulto desde a imposição de tarifas elevadas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
Segundo o governo brasileiro, Lula utilizou o diálogo para pedir que Trump revogue uma sobretaxa de 40% imposta aos produtos brasileiros — que se soma a cobranças já existentes nos EUA. Lula também aproveitou para convidar Trump a comparecer à cúpula do clima (COP30) que se realizará em Belém, e se colocou à disposição para uma visita aos EUA para aprofundar negociações.
De acordo com o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, a conversa foi classificada como “positiva”. Já Trump, em publicação feita em sua rede social (Truth Social), definiu o diálogo como “muito bom”, afirmando que os dois países “vão se sair muito bem juntos”.
Durante a videoconferência, os presidentes também trocaram números de telefone, com o intuito de manter um canal direto de comunicação entre eles. Eles discutiram questões de comércio, economia e reforçaram o interesse mútuo em encontros presenciais futuros.
Brasil e EUA
Esse contato ocorre em meio a uma crise diplomática entre Brasília e Washington desencadeada pelas tarifas aplicadas por Trump a produtos brasileiros — medidas que foram justificadas pelo governo norte-americano como retaliação a políticas do Brasil e ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O fim do impasse comercial é visto como essencial para evitar prejuízos à economia brasileira, especialmente ao setor exportador.
Embora o tom do diálogo tenha sido amistoso, analistas apontam cautela, já que o rompimento das tarifas e sanções depende de articulações mais complexas envolvendo o Congresso dos EUA, departamentos econômicos e decisões judiciais.
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





