Lula e Trump discursam na ONU e norte-americano fala sobre presidente brasileiro: "Tivemos uma química excelente"
23/09/25
By:
Redação
Fala traz reviravolta no cenário atual entre Brasil e EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante discurso na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que ele e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, tiveram uma "química excelente".
Discursos fortes
Os dois presidentes protagonizaram discursos com posições firmes, que refletem o clima tenso entre Brasil e Estados Unidos. Lula abriu sua fala criticando medidas implementadas pelos EUA, como tarifas, sanções e restrições de visto, classificando-as como ataques arbitrários às instituições brasileiras e à soberania nacional. Ele defendeu que o processo que levou à condenação de Jair Bolsonaro foi conduzido dentro do devido processo legal, e afirmou que o Brasil enviou ao mundo a mensagem de que sua democracia e suas instituições são “não negociáveis”.
Pouco depois, Trump subiu ao púlpito para traçar sua visão global, condenando o que chamou de falhas nas instituições globais, entre elas o próprio organismo da ONU, por reagirem pouco às crises contemporâneas. Ele defendeu suas políticas de tarifas, disse que são necessárias para proteger interesses americanos, e fez críticas aos países com os quais considera haver desequilíbrios comerciais ou regulatórios.
Além disso, uma nota diplomática chamou atenção: Trump afirmou que viu Lula rapidamente nos bastidores da ONU, que se cumprimentaram, e que houve uma concordância para um encontro entre ambos já na próxima semana. Confira este trecho da fala do presidente norte-americano:
"O líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nos abraçamos. Na verdade, nós concordamos em nos encontrarmos na próxima semana. Nós não tivemos muito tempo pra conversar, foi uma média de 20 segundos. Ele parece um homem muito agradável. Eu gostei dele e ele gostou de mim, eu só faço negócios com pessoas que gosto. Quando eu não gosto, eu não gosto. Mas nós tivemos uma química excelente e isso é um bom sinal", disse ele, em uma fala que traz reviravolta no cenário atual entre Brasil e EUA.
Últimas Notícias





