Lula pede unidade aos brasileiros em desfile do Dia da Independência
07/09/23
By:
IA Redação
Presidente busca reconstruir confiança entre governo e militares após eleição conturbada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos brasileiros que se unissem em torno de objetivos comuns em um discurso no Dia da Independência na quinta-feira, à medida que ele busca lidar com a politização das Forças Armadas que ganhou força sob seu antecessor de direita.
Mais de 3.000 tropas marcharam diante do presidente e ministros do gabinete em uma exibição de pompa na esplanada central de Brasília, onde cerca de 30.000 pessoas compareceram ao evento anual.
Medidas de segurança rigorosas foram adotadas no caso de protestos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, algumas das quais invadiram prédios do governo uma semana após a posse de Lula em janeiro, mas não foram relatadas grandes manifestações.
"Contente em assistir a um desfile tão bonito", escreveu Lula na rede social X. "Viva o Brasil."
Em um discurso televisado na quarta-feira à noite, o presidente destacou as conquistas de seus primeiros oito meses no cargo - incluindo um forte crescimento econômico - e pediu unidade após a eleição do ano passado, a mais conturbada em uma geração.
“A independência do Brasil precisa ser construída todos os dias, por todos nós, sobre três grandes pilares: democracia, soberania e unidade”, disse Lula. "Este não é um dia de ódio ou medo; é um dia de união."
Lula buscou reconstruir a confiança entre seu governo e os militares após remover oficiais de suas equipes de segurança devido a preocupações de que eles não conseguiram proteger o palácio presidencial da invasão e vandalismo por apoiadores de Bolsonaro em 8 de janeiro.
O líder de esquerda substituiu o comandante do Exército e persuadiu os militares a voltarem para seus quartéis depois que seu antecessor colocou milhares de oficiais em cargas governamentais. Bolsonaro também pressionou as Forças Armadas para endossarem publicamente suas opiniões políticas.
No Dia da Independência do ano passado, no trecho final de uma campanha presidencial acirrada, Bolsonaro misturou exibições militares com um comício político que atraiu centenas de milhares de apoiadores.
Na quinta-feira, Bolsonaro postou um vídeo no X dele comparecendo ao desfile de 2022 com a legenda de seu slogan político, “Deus, pátria, família e liberdade”. Bolsonaro nunca admitiu sua derrota para Lula e foi proibido de concorrer a cargos eletivos por oito anos devido a seu comportamento durante a campanha eleitoral de 2022, quando convocou embaixadores para ventilar alegações infundadas sobre o sistema de votação do Brasil.
Últimas Notícias





