top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Mais de 500 espécies de aves estarão em risco de extinção em 100 anos

24/06/25

By:

Redação

A extinção de aves vulneráveis reduziria significativamente a variedade de formas e tamanhos de aves em todo o mundo,

As alterações climáticas e a perda de habitat podem provocar a extinção de mais de 500 espécies de aves nos próximos 100 anos, mostra artigo publicado hoje (24) na revista científica Nature Ecology & Evolution. O estudo, de pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, revela que o número "é três vezes superior a todas as extinções de aves registradas desde 1500 d.C", segundo comunicado sobre o trabalho divulgado pela instituição de ensino superior. 


A extinção de aves vulneráveis, como o pássaro-guarda-chuva-de-pescoço-pelado, o calau-de-capacete e o pássaro-sol-de-barriga-amarela, reduziria significativamente a variedade de formas e tamanhos de aves em todo o mundo, prejudicando ecossistemas que dependem de aves únicas como essas para funções essenciais. 


Os cientistas dizem que cerca de 250 espécies de aves podem desaparecer mesmo com proteção completa contra ameaças causadas pela atividade humana, como a perda de habitat, a caça e as alterações climáticas. 


"Muitas aves já estão tão ameaçadas que reduzir os impactos humanos por si só não as salvará. Essas espécies precisam de programas especiais de recuperação, como projetos de reprodução e restauração de habitats, para sobreviver", afirmou Kerry Stewart, principal autora da pesquisa, citada no comunicado. "Enfrentamos uma crise de extinção de aves sem precedentes nos tempos modernos. Precisamos de ações imediatas para reduzir as ameaças humanas em todos os habitats e de programas de recuperação dirigidos às espécies mais raras e ameaçadas de extinção". 


Os pesquisadores analisaram quase 10 mil espécies de aves, com dados da Lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN na sigla em inglês), e previram o risco de extinção com base nas ameaças que cada espécie enfrenta. Segundo o estudo, as aves de grande porte são mais vulneráveis à caça e às alterações climáticas, enquanto as aves com asas largas sofrem mais com a perda de habitat. O estudo identifica também quais as ações de conservação que melhor preservarão tanto o número de espécies de aves quanto as suas funções ecológicas. 


"Parar as ameaças não é suficiente, cerca de 250 a 350 espécies precisarão de medidas complementares de conservação, como programas de reprodução e restauração de habitat, para sobreviver no próximo século", afirmou Manuela Gonzalez-Suarez, autora sênior do estudo. A professora na Universidade de Reading sustenta que dar prioridade a programas de conservação para apenas 100 das aves ameaçadas mais singulares poderá salvar 68% da perda projetada de diversidade funcional, bem como ajudar a manter os ecossistemas saudáveis. "Interromper a destruição de habitats salvaria a maioria das aves. No entanto, reduzir a caça e prevenir mortes acidentais salvaria aves com características mais invulgares, especialmente importantes para a saúde do ecossistema", diz o comunicado. Relacionadas Aves beijoqueiras estão ameaçadas no Cerrado, diz pesquisador Poluição: no Brasil, aves estão fazendo ninhos com resíduos plásticos Prédios com vidraças nas cidades ameaçam aves, aponta pesquisa.

​Últimas Notícias

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page