top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Manobra de Fux ao pedir transferência para 2ª Turma pode “implodir” STF

22/10/25

By:

Entenda intenção perigosíssima por trás de uma solicitação aparentemente banal

O pedido aparentemente banal do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, para deixar a Primeira Turma da Corte e ir para a Segunda Turma, inclusive fazendo sinalizações públicas de que estaria tendo dificuldades de convivência com os colegas que compõem o colegiado, é, na verdade, uma manobra perigosíssima que pode “implodir” o STF.


Não há nada de fortuito ou aleatório por trás dessa solicitação. Fux, que se assumiu um bolsonarista de quatro costados e que vem proferindo votos sem qualquer lógica ou coerência, sempre em benefício de golpistas que participaram do levante de 8 de janeiro de 2023, inclusive do líder Jair Bolsonaro (PL), a quem absolveu em 10 de setembro, tem um plano que, não se sabe se combinado com outros atores políticos do bolsonarismo, poderá levar a mais alta instância do Judiciário nacional a uma situação de caos total.


O STF é composto por 11 ministros e duas Turmas, compostas por cinco magistrados cada, ficando o presidente da Corte de fora destes colegiados. O número de bolsonaristas assumidos, ou seja, de juízes do Supremo abertamente alinhados à extrema direita, é de três, sendo eles André Mendonça, Kássio Nunes Marques e o próprio Fux. A turma onde Fux está atualmente é a Primeira, composta ainda pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. E é justamente aí que reside a manobra perigosa.


Se Edson Fachin, presidente do Supremo, aceitar o pedido de Fux, ele irá para a Segunda Turma, ocupando a vaga ainda em aberto deixada após o anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso. O colegiado, então, passaria a ser composto por ele mesmo [Fux], André Mendonça, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Nessa composição, os três bolsonaristas formariam maioria e se tornariam um bastião invencível desse movimento ideológico ultrarreacionário golpista. Na prática, embora eles sejam três entre 11, eles passariam a ter o poder e o controle de 50% do STF.


Considerando a hipótese de Fachin aceitar tal absurdo, atendendo o pedido de transferência de Fux, toda e qualquer causa envolvendo bolsonaristas que vá para a Segunda Turma do STF já estará com uma vitória garantida. Um caso de corrupção, uma nova tentativa de golpe, uma questão envolvendo a prerrogativa de foro de um parlamentar extremista, enfim, tudo que “cair” no colegiado já terá automaticamente uma decisão em favor desses réus “conservadores”.


Diante de tal absurdo, que pode inviabilizar a própria atuação e independência do Supremo como instituição fundamental do Estado brasileiro, os holofotes agora serão colocados sobre a cabeça de Fachin, que precisará ter firmeza e senso de realidade para não permitir que tal manobra se concretize e uma nova ameaça se instale no país.



Fonte: De Olho Alagoas

​Últimas Notícias

04/12/25

PIB do Brasil mostra desaceleração e cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

Resultado divulgado pelo IBGE ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, influenciado pela estabilidade no setor de Serviços, que representa a maior parte da economia nacional.

04/12/25

Presidente da Câmara defende diálogo para superar crises entre os Poderes

Em evento, Hugo Motta (Republicanos-PB) classificou como injustas as críticas do Executivo ao Congresso e comentou a decisão do STF sobre impeachment de ministros, defendendo a harmonia institucional.

04/12/25

Palmeiras vence Atlético-MG em Belo Horizonte e se mantém na vice-liderança do Brasileirão

Em jogo válido pela 34ª rodada, time paulista superou o adversário por 3 a 0 na Arena MRV, com gols de Flaco López, Allan e Luighi na noite de quarta-feira (3).

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          82 99983-0935

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page