Maria Corina líder da oposição venezuelana vence Nobel da Paz
10/10/25
By:
Além disso, sua permanência no país, apesar dos riscos, foi realçada como gesto de coragem civil e de compromisso com o movimento democrático interno

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2025, anunciado na manhã desta sexta-feira (10 de outubro) pelo Comitê Nobel da Noruega. O reconhecimento se dá “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Com 58 anos, Machado vive em meio a graves restrições políticas. Em 2024 foi impedida de concorrer à presidência da Venezuela, sob acusações que ela e aliados consideram parte da repressão do regime de Nicolás Maduro. Por conta dessas tensões, desde as eleições de julho do ano passado Machado estaria vivendo em situação de clandestinidade, com ameaças constantes à sua vida, segundo declarações do Comitê do Nobel.
O comitê destacou ainda que María Corina desempenhou papel decisivo na oposição venezuelana, aglutinando forças políticas diversas em torno da exigência de eleições livres e do restabelecimento do Estado de direito. Além disso, sua permanência no país, apesar dos riscos, foi realçada como gesto de coragem civil e de compromisso com o movimento democrático interno.
O prêmio, no valor de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 1,2 milhão), será entregue em Oslo em cerimônia marcada para 10 de dezembro. Machado é assim mais uma pessoa latino-americana a receber o Nobel da Paz, e a segunda mulher da América Latina a conquistar essa distinção, reforçando a visibilidade internacional para a crise democrática na Venezuela.
Fonte: G1
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





